Câmara aprova projeto que abre caminho para Auxílio Brasil

Publicado em 28/09/2021 - 09:17 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Deputados aprovaram o projeto de lei que autoriza o governo federal a usar a arrecadação da reforma do Imposto de Renda como fonte de recursos para bancar o Auxílio Brasil, programa que vai substituir o Bolsa Família.

A reforma no IR já foi aprovada pela Câmara dos Deputados. Mas ainda precisa passar pelo Senado. O projeto aprovado pelos parlamentares diz que “proposições legislativas em tramitação” poderão orientar as “despesas relativas aos programas de transferência de renda para o enfrentamento da extrema pobreza e da pobreza”.

Na prática, o Projeto modifica a lei de diretrizes Orçamentárias de 2021 e abre espaço fiscal para o novo programa de distribuição de renda.

Juscelino Filho (DEM-MA) comemorou a aprovação da matéria e disse que o projeto é importante diante do cenário de pobreza que atravessa o país.

Mas a proposta também foi alvo de críticas. O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) afirmou que o projeto promove uma pedalada fiscal já que se apoia em propostas que ainda não foram aprovadas pelo Congresso, como a reforma do Imposto de Renda, por exemplo.


 


 


 

Edição: Raquel Mariano/Edgard Matsuki

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Correios inaugura novo "locker" na Avenida Paulista, em São Paulo

Os Correios inauguraram na última semana mais um Locker, um terminal de autoatendimento e de recebimento de encomendas na região da Avenida Paulista, importante centro financeiro e de serviços da capital paulista.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Pesquisadores divulgam Mapeamento Automatizado das Áreas de Café em MG

O georreferenciamento dos cafeeiros no estado é utilizado como referência para a formação de preços e construção de políticas públicas para o setor.

Baixar arquivo
Economia

Caged: Brasil gera 313,9 mil empregos formais em setembro

É o que mostra o Novo Caged, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgado nesta terça-feira (26), pelo Ministério do Trabalho e Previdência. Segundo o levantamento, o saldo positivo é o resultado da diferença entre novas contratações, superiores a 1,7 milhão, e mais de 1,4 milhão desligamentos dos postos de trabalho, no mês de setembro.

Baixar arquivo
Cultura

Belchior 75 anos: pesquisa encontra músicas inéditas censuradas

Sete músicas inéditas de Belchior, compostas no período da ditadura militar, foram descobertas pelo jornalista e pesquisador musical Renato Vieira no acervo digital do Arquivo Nacional.

Baixar arquivo
Saúde

Em Lisboa, Marcelo Queiroga destaca a importância do SUS para o Brasil

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga destacou, em evento na Universidade de Lisboa, em Portugal, o avanço da campanha de vacinação que está sendo realizada no Brasil e a força do SUS no combate à pandemia.

Baixar arquivo
Educação

MEC muda regra de seleção para vagas remanescentes do Fies

Pelas regras anteriores, a seleção dessas vagas se dava pela ordem de inscrição dos interessados. Agora, o MEC determinou que essa seleção vai levar em conta a nota do Enem de todos os candidatos ao programa. 

Baixar arquivo