Câmara aprova projeto do novo Código Eleitoral

Publicado em 16/09/2021 - 11:52 Por Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Câmara dos Deputados concluiu na madrugada desta quinta-feira, a votação do Projeto de Lei Complementar do novo Código Eleitoral. O texto agora segue para análise do Senado.

Os deputados aprovaram uma emenda que recoloca no Código a exigência de uma quarentena, que é na realidade um afastamento, para juízes, membros do Ministério Público, militares e policiais que quiserem se candidatar a cargos público já a partir de 2026.

O prazo para começar essa quarentena é diferente para cada categoria. Por exemplo, para juízes, membros do Ministério Público, policiais e guardas municipais ela deve ocorrer quatro anos antes da eleição.

Já para militares e policiais militares, o afastamento começa a valer quatro anos antes da data de escolha dos candidatos e das coligações.

Até as eleições de 2026, a regra é a atual: o afastamento do cargo em 2 de abril do ano eleitoral.

Mas, o texto não fala só disso, ele consolida, toda a legislação eleitoral e temas de resoluções do Tribunal Superior Eleitoral. São cerca de 900 artigos.

E os assuntos são os mais diversos. Entre os pontos, estão a proibição de divulgação de pesquisas na véspera e no dia da eleição, a volta da propaganda partidária no rádio e na TV, a autorização de candidaturas coletivas em cargos de deputado e vereador, além dos votos dados em mulheres e negros, que vão contar em dobro para a distribuição do Fundo Partidário e do Fundo Eleitoral.

Aprovado na forma do substitutivo da relatora, deputada Margarete Coelho (PP-PI), o texto será analisado ainda pelo Senado. Para que possa valer para as eleições do ano que vem, ele tem que virar lei até o início de outubro, ou seja, um ano antes do pleito de 2022.

Edição: Rádio Nacional/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo