Câmara: Comissão especial adia votação do parecer da PEC 32

Publicado em 16/09/2021 - 15:46 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Após a análise do relatório da reforma administrativa, a comissão especial da Câmara dos Deputados adiou a votação do parecer do relator, deputado Arthur Maia, do DEM. A sessão estava prevista para esta quinta-feira e foi remarcada para a próxima terça, dia 21.

A discussão do texto começou na última terça-feira, e foi encerrada nessa quarta, com debate de deputados contrários à PEC 32, que prevê mudanças no regime de contratação e mexe com a estabilidade de servidores públicos concursados. Durante a sessão, os parlamentares criticaram pontos que permitem o aumento da contratação temporária, o que cria instabilidade para os servidores e pode levar à redução dos concursos públicos.

O relator, deputado Arthur Maia, afirmou que o relatório final é muito diferente da proposta enviada pelo executivo. Segundo ele, as principais mudanças foram a manutenção da estabilidade para todos os servidores, desde que passem por uma avaliação de desempenho, e que todos estejam em um único regime jurídico.

A PEC 32 já foi aprovada pela CCJ, Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Assim que analisada pela Comissão Especial, na próxima terça, segue para o Plenário, para votação em dois turnos. Depois, a proposta será analisada no Senado.

Edição: Leila Santos / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Direitos Humanos

Programa do CNJ regulariza imóveis em comunidades do Rio

Cerca de 200 títulos de propriedades foram entregues no Complexo de Favelas do Alemão, no Rio de Janeiro, em uma das ações do programa Solo Seguro para as favelas, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Imigrantes venezuelanos têm alto índice de empregabilidade no Brasil

Um estudo apresentado pela Associação Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI) mostra a integração socioeconômica de venezuelanos no país. 

Baixar arquivo
Saúde

Casos de dengue aumentaram 15,8% este ano em relação ao ano passado

Para combater a doença, e ainda a chikungunya, a zika e a febre amarela, todas transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, estados e municípios vão receber até o final deste ano mais de R$ 100 milhões. O anúncio foi feito nesta sexta-feira pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante a apresentação do cenário da dengue no Brasil.  

Baixar arquivo
Justiça

STF: acusados por atos antidemocráticos aguardam aprovação de acordo

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal é o relator das 28 ações penais, que estão suspensas, e precisa validar os termos acordados para encerrar os processos.

Baixar arquivo
Geral

Governo e aéreas criam comitê para reduzir reclamação de consumidores

De acordo com o secretário nacional do consumidor, Wadih Damous, o setor aéreo é um dos que mais geram reclamações dos consumidores brasileiros. O comitê vai começar a atuar no início de 2024 e a portaria de constituição do grupo deve ser publicada em breve.

Baixar arquivo
Cultura

Sepultura anuncia turnê para celebrar despedida dos palcos

A última turnê do Sepultura tem previsão de durar 18 meses, a partir de março do ano que vem. A primeira etapa da excursão será aqui no Brasil, com o primeiro show em Belo Horizonte, no dia 1º de março.

Baixar arquivo