Congresso vai promulgar reforma eleitoral nesta terça-feira

Publicado em 28/09/2021 - 10:51 Por Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Congresso Nacional vai realizar nesta terça-feira, a promulgação da reforma eleitoral. As mudanças foram aprovadas pela Câmara e pelo Senado.

A proposta que altera as regras para as eleições precisa ser convertida em emenda constitucional até o dia 2 de outubro, para valer para o próximo pleito. Esse prazo é um ano antes das eleições de 2022.

Entre as alterações, está a contagem em dobro dos votos dados a mulheres e pessoas negras, para efeito da distribuição dos recursos dos fundos partidário e eleitoral nas eleições de 2022 a 2030.

Além disso, a partir das eleições de 2026, a posse do presidente da República será em 5 de janeiro, e a dos governadores, no dia 6. Atualmente, as duas acontecem no dia 1º de janeiro.

Ficou mantida a perda do mandato dos deputados federais, estaduais ou distritais e vereadores que se desfiliarem do partido pelo qual foram eleitos. No entanto, se o partido concordar com a saída, o parlamentar não será punido por mudar de sigla.

É bom lembrar que o texto aprovado no Senado, teve retirada a previsão das coligações em eleições proporcionais, que havia sido aprovada pelos deputados.

A sessão conjunta para a promulgação está marcada para às 15h30.


 


 


 


 

Edição: Rádio Nacional/Edgard Matsuki

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Relator da PEC dos Precatórios muda texto para viabilizar auxílio

O relator da PEC dos Precatórios apresentou novo texto nesta quinta-feira que altera a regra de correção do teto de gastos para abrir espaço fiscal para novo programa social do governo federal, o Auxílio Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio cria núcleo para atender familiares de vítimas de feminicídio

Núcleo de Atendimento aos Familiares das Vítimas do Feminicídio oferece atividades psicossociais e psicopedagógicas, além do incentivo ao esporte e às artes. O atendimento é feito por profissionais da Secretaria de Assistência à Vítima, de diversas especialidades, e poderá ser presencial ou virtual.

Baixar arquivo
Economia

Aneel autoriza aumento de até 16% na conta de luz em SP, GO e DF

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, autorizou nesta quinta-feira o aumento da conta de luz em até 16% para quase 8 milhões de consumidores do Distrito Federal, Goiás e São Paulo.

Baixar arquivo
Economia

C6 Bank é a instituição que mais tem reclamações no Banco Central

BC divulgou o ranking de reclamações registradas ao longo do terceiro trimestre de 2021. O levantamento aponta quais são as principais insatisfações dos clientes de bancos e empresas financeiras em relação aos serviços prestados por essas instituições.

Baixar arquivo
Geral

SP: Tribunal de Contas faz vistoria em obras paradas no estado

O TCE fez uma vistoria surpresa em obras paradas no estado de São Paulo. E o que se viu foram escolas e creches abandonadas, prédios de unidades de saúde que ficaram pela metade e estruturas de água e esgoto que já deveriam ter sido entregues, mas nunca foram concluídas.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa recebe pedido de testes humanos de vacina brasileira em spray

Um grupo de pesquisadores brasileiros apresentou, nesta quinta-feira, à Anvisa o pedido para testar em voluntários humanos uma nova vacina contra a covid-19.

Baixar arquivo