Diretor da Precisa nega na CPI encontro com deputado Roberto Barros

Publicado em 23/09/2021 - 16:39 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Em depoimento na CPI da Pandemia nesta quinta-feira (23), o diretor institucional da Precisa Medicamentos, Danilo Trento, afirmou que não participou das negociações para a compra da vacina indiana Covaxin.

Danilo Trento não usou o tempo que teria direito para a fala inicial e não prestou compromisso de dizer a verdade. Protegido por um habeas corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal, o depoente se negou a responder a maioria das perguntas.

Danilo Trento confirmou que esteve em reunião com o ex-diretor de logística do Ministério da Saúde, Roberto Dias, e a agenda foi marcada após envio de e-mail oficial. Mas negou qualquer contato com o deputado Ricardo Barros, líder do governo na Câmara, sobre negociações de vacinas. 

O relator Renan Calheiros rebateu o depoente e apontou uma emenda parlamentar para a compra da covaxin, o que indicaria o conhecimento do deputado sobre a relação da Precisa com a compra da vacina.

Trento admitiu que conhece o lobista Marconny Albernaz, que já depôs na CPI, mas afirmou que ele nunca prestou serviços à Precisa Medicamentos. Durante a reunião, foi aprovada a quebra do sigilo fiscal, bancário, telefônico e telemático de Danilo Trento e do irmão dele, Gustavo Trento.

Os senadores aprovaram também a convocação de Luciano Hang, dono das lojas Havan. Segundo o presidente da CPI, Omar Aziz, o empresário vai depor na próxima quarta-feira (29). Para terça (28), está agendado o depoimento da advogada Bruna Morato. Ela representa os médicos da Prevent Senior que elaboraram um dossiê sobre irregularidades no tratamento de pacientes com covid-19.

Edição: Paula de Castro Ribeiro / Guilherme Strozi

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Esportes

Há 161 anos nascia Jigoro Kano, o pai do judô

Nascido em 28 de outubro de 1860 em Mikage, no Japão, Jigoro Kano transformou uma arte marcial em estilo de vida: mais do que ensinar golpes no tatame, mestre Kano instituiu uma série de valores éticos e morais.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Cartilha com dicas para evitar desaparecimento de crianças é lançada

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro, em parceria com o programa SOS Crianças Desaparecidas, lançou nesta quinta-feira, uma cartilha de prevenção ao desaparecimento de crianças e adolescentes. A publicação traz dicas de como evitar e agir em casos de desaparecimento.

Baixar arquivo
Política

Congresso promulga emenda que amplia repasse a municípios

O Congresso Nacional promulgou hoje a emenda à Constituição que amplia o repasse de recursos da União para os municípios. O texto, que tramitava desde 2017, também proíbe a transferência de qualquer despesa que não esteja prevista no orçamento da prefeitura.

Baixar arquivo
Saúde

Transplante de rim de porco em humano abre possibilidades na medicina

O feito inédito, ocorrido na Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, divulgado na última semana, foi realizado em um paciente com morte cerebral, mantido em ventilador por 54 horas, com consentimento da família, enquanto os médicos estudavam a função do rim.

Baixar arquivo
Política

Câmara aprova projeto que prevê criação de Auxílio Gás

O texto que vai para a sanção do presidente prevê que o Poder Executivo é quem vai definir a periodicidade do auxílio e a quantidade de beneficiários, que deverão ter no máximo uma renda familiar per capita de meio salário mínimo.

Baixar arquivo
Educação

Como ter um ótimo desempenho e se dar bem na redação do Enem?

Um bom desempenho na prova de redação é essencial para quem deseja conquistar uma vaga no ensino superior por meio do Enem.

Baixar arquivo