Diretor da Precisa nega na CPI encontro com deputado Roberto Barros

Publicado em 23/09/2021 - 16:39 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Em depoimento na CPI da Pandemia nesta quinta-feira (23), o diretor institucional da Precisa Medicamentos, Danilo Trento, afirmou que não participou das negociações para a compra da vacina indiana Covaxin.

Danilo Trento não usou o tempo que teria direito para a fala inicial e não prestou compromisso de dizer a verdade. Protegido por um habeas corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal, o depoente se negou a responder a maioria das perguntas.

Danilo Trento confirmou que esteve em reunião com o ex-diretor de logística do Ministério da Saúde, Roberto Dias, e a agenda foi marcada após envio de e-mail oficial. Mas negou qualquer contato com o deputado Ricardo Barros, líder do governo na Câmara, sobre negociações de vacinas. 

O relator Renan Calheiros rebateu o depoente e apontou uma emenda parlamentar para a compra da covaxin, o que indicaria o conhecimento do deputado sobre a relação da Precisa com a compra da vacina.

Trento admitiu que conhece o lobista Marconny Albernaz, que já depôs na CPI, mas afirmou que ele nunca prestou serviços à Precisa Medicamentos. Durante a reunião, foi aprovada a quebra do sigilo fiscal, bancário, telefônico e telemático de Danilo Trento e do irmão dele, Gustavo Trento.

Os senadores aprovaram também a convocação de Luciano Hang, dono das lojas Havan. Segundo o presidente da CPI, Omar Aziz, o empresário vai depor na próxima quarta-feira (29). Para terça (28), está agendado o depoimento da advogada Bruna Morato. Ela representa os médicos da Prevent Senior que elaboraram um dossiê sobre irregularidades no tratamento de pacientes com covid-19.

Edição: Paula de Castro Ribeiro / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo
Geral

Na primeira votação, vereadores de SP aprovam privatização da Sabesp

Antes da votação em segundo turno, o projeto vai passar por uma série de audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também em bairros da periferia. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Governo de São Paulo nega retomada da operação Escudo

As declarações do governador de São Paulo vieram depois que o porta voz da PM confirmou a retomada da operação Escudo no começo desta semana. 

Baixar arquivo