Projeto que flexibiliza teto de gastos é aprovado na Câmara

Publicado em 30/09/2021 - 19:55 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Projeto que flexibiliza teto de gastos para estados e Distrito Federal em transferências específicas da União foi aprovado nesta quinta-feira pela Câmara dos Deputados.

O projeto de Lei Complementar exclui do teto de gastos estaduais recursos de emendas parlamentares, transferências de fundo a fundo, do salário-educação, do programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego, o Pronatec, e também de recursos da Lei Pelé. Estão submetidos hoje a esse teto os estados que participam do Plano de Recuperação Fiscal ou de renegociação de dívidas com a União. O teto de gastos é o regime fiscal que estabelece que os gastos públicos só podem crescer até o limite da inflação do ano anterior.

O único partido contrário ao texto foi o Novo. O líder da legenda, Paulo Ganime, do Rio de Janeiro, argumentou que a medida abre espaço para acabar com todo o teto de gastos.

O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, que defende o teto de gastos, contradisse o parlamentar do Novo afirmando que o projeto flexibiliza apenas transferências específicas.

Já as legendas que defendem o fim do regime fiscal do teto de gastos argumentaram que a medida é um alívio para estados e municípios, como afirmou o líder do PCdoB na Casa, Renildo Calheiros.

O projeto de lei complementar acabou aprovado por ampla maioria, 372 votos favoráveis e apenas 13 contrários. A matéria agora deve ser analisada pelo Senado Federal.

 

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Direitos Humanos

Rio lança o "Ouvidoria Mulher" para vítimas de violência doméstica

O serviço, lançado nesta quarta-feira (10),  faz parte das ações do Ministério Público do Estado, para marca o mês de agosto, em que se comemora os 16 anos da Lei Maria da Penha.

Baixar arquivo
Geral

PF faz ação contra organização que fraudava planos de saúde no RJ

Os investigadores estimam que em cinco anos, a partir de 2014, a gestão de uma operadora de plano de saúde de servidores públicos causou um prejuízo da ordem de R$ 664 milhões.

Baixar arquivo
Geral

PF prende homem acusado de roubar bitcoins nos EUA

Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão; e um mandado de prisão preventiva na cidade de Imperatriz, sul do estado.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Lei em Salvador dará multa para quem intimidar mulheres na cidade

Ela estabelece sanções para quem cometer assédio contra mulheres, ou que as exponham publicamente a qualquer tipo de constrangimento, no âmbito da incidência, ou não, da Lei Maria da Penha.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça aceita denúncia contra dona de asilo por maus-tratos

Vanessa da Silva Ferro de Souza é proprietária e administradora da casa de repouso para idosos Laço de Ouro, na zona oeste do Rio, onde um paciente da instituição morreu.

Baixar arquivo
Esportes

Etapa do Taiti define últimas vagas para Finals do Circuito de Surfe

Filipe Toledo, que lidera o ranking mundial, competirá na quarta bateria da primeira fase

Baixar arquivo