Quatro cidades voltam às urnas neste domingo para elegerem prefeitos

Publicado em 10/09/2021 - 17:49 Por *Igor Candim - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília
Atualizado em 12/09/2021 - 10:02

Neste domingo (12), quatro cidades voltam às urnas para elegerem prefeitos e vice-prefeitos.

As cidades são Silva Jardim e Santa Maria Madalena, no estado do Rio de Janeiro; Campo Alegre em Alagoas e Gado Bravo na Paraíba.

O Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso, deve acompanhar as eleições suplementares nas cidades fluminenses.

As eleições das duas cidades do Rio de Janeiro contarão com o teste de integridade que já é realizado em eleições presidenciais e municipais, mas não em eleições suplementares.

De maneira inédita, todo o processo terá a cobertura ao vivo pelo canal no Youtube do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro.

O teste de integridade é uma votação paralela e aberta em uma urna sorteada, para comprovar que o voto digitado é exatamente o que será recebido e contabilizado.

Os prefeitos e vice-prefeitos que forem eleitos cumprirão o mandato até o fim de 2024.

Estas eleições estão acontecendo por irregularidades no pleito do ano passado, como a lei da ficha limpa, irregularidades em registros de candidatos e improbidade administrativa.

Para consultar o local de votação basta acessar o aplicativo e-título.

*Com supervisão de Raquel Mariano.

Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo