Relator mantém processo contra Luis Miranda no Conselho de Ética

Publicado em 22/09/2021 - 20:39 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O deputado Gilberto Abramo, do Republicanos de Minas Gerais, relator do caso, pediu nesta quarta-feira (22) o prosseguimento da investigação no Conselho de Ética por quebra de decoro parlamentar contra Luis Miranda, do Democratas do Distrito Federal, por causa da denúncia de suposto superfaturamento na compra da Vacina Covaxin pelo governo federal.

Segundo o relator, há dúvidas quanto a real intensão do parlamentar ao fazer a denúncia que, caso seja falsa, configuraria quebra do decoro parlamentar.

A representação contra Luís Miranda foi apresentada pelo presidente do PTB, o ex-deputado Roberto Jefferson, que alegou que o único objetivo do parlamentar foi o de prejudicar o presidente da república, Jair Bolsonaro, e o ministro da Saúde da época, Eduardo Pazuello.

O vice-presidente da Câmara, deputado Marcelo Ramos (PL), saiu em defesa de Miranda e alegou que não cabe ao Conselho de Ética definir a veracidade da denúncia, sendo essa uma atribuição da CPI e do Judiciário.

A discussão do parecer foi interrompida por um pedido de vistas. Com isso, o deputado Luis Miranda fará a defesa prévia na reabertura dos trabalhos do Conselho, ainda sem data marcada. Em seguida, o colegiado decide se aceita ou não a abertura do processo no Conselho de Ética.

 

Edição: Jacson Segundo / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo