Silva Jardim e Santa Maria Madalena, no Rio, elegem novos prefeitos

Publicado em 13/09/2021 - 12:55 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Eleitores dos municípios Silva Jardim e Santa Maria Madalena , no estado do Rio de Janeiro, elegeram neste domingo seus novos prefeitos, que vão governar até dezembro de 2024.

O resultado das eleições suplementares saiu em pouco mais de uma hora após o fechamento das urnas. Em Santa Maria Madalena, Nilson José, do DEM, foi eleito com 3.527 votos, que representam 50,82% dos válidos; enquanto em Silva Jardim, Maira de Jaime, do Pros, venceu com 5.273 votos, 37,99% dos válidos.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, desembargador Cláudio dell`Orto, enfatizou a eficiência e a transparência do processo eleitoral informatizado.

Pela primeira vez, o TRE fez o chamado  teste de integridade das urnas  eletrônicas em uma eleição suplementar. O teste funciona como uma votação paralela realizada no mesmo dia e horário da eleição e é realizado com urnas sorteadas, que seriam utilizadas no pleito,  sendo acompanhado por representantes de partidos políticos e da OAB. 

Para o  desembargador Cláudio dell`Orto,  essa auditoria da votação eletrônica  comprovou mais uma vez a inexistência de desvios de voto, demonstrando que o sistema é confiável e transparente.

Os eleitores de Silva Jardim voltaram às urnas para escolher o novo prefeito porque na eleição municipal de 2020 foram constatadas irregularidades em um dos partidos integrantes da chapa vencedora.

Já em Santa Maria Madalena, o prefeito eleito no ano passado teve sua candidatura indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Edição: Ana Lúcia Caldas/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Indígenas capturam 12 garimpeiros em Território Yanomami

Os garimpeiros foram escoltados até uma equipe da Força Nacional e serão levados para sede da Polícia Federal em Boa Vista. 

Baixar arquivo
Educação

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo