Tolentino nega à CPI ser sócio da FIB Bank, mas não responde perguntas

Publicado em 14/09/2021 - 18:11 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
Atualizado em 14/09/2021 - 18:11

O advogado e empresário Marcos Tolentino da Silva, que depôs nesta terça-feira (14) na CPI da Pandemia, no Senado, negou envolvimento na negociação da vacina indiana Covaxin. Ele argumentou que foi hospitalizado em janeiro, com covid, e que desde lá segue em tratamento de sequelas da doença.

Tolentino é apontado por alguns senadores como “sócio oculto” da empresa FIB Bank. Essa companhia é acusada de ser a fiadora da empresa Precisa Medicamentos, suspeita de tentar vender a vacina Covaxin acima do preço de mercado para o Ministério da Saúde.

Marcos Tolentino, no entanto, negou qualquer vínculo com a FIB Bank e tampouco participação societária.  

Tolentino depôs com um habeas corpus do Supremo Tribunal Federal, que o permitiu não responder a perguntas que pudessem incriminá-lo. Depois de sua fala inicial, o depoente usou o direito de permanecer em silêncio, e se recusou a responder várias perguntas feitas pelos senadores.

Lembrando que o depoimento de Tolentino deveria ter sido no dia primeiro deste mês. Mas ele não compareceu, alegando problemas de saúde.

E a CPI da Pandemia está caminhando para a reta final. Segundo o senador Randolfe Rodrigues, vice-presidente da CPI, o relatório pode ser apresentado e votado até o final de setembro.

Nesta quarta-feira (15), quem vai depor é o advogado Marconny Albernaz de Faria, suspeito de ter atuado como lobista da Precisa Medicamentos na tentativa de venda da vacina Coxavin para o Ministério da Saúde.

Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo