Tolentino nega à CPI ser sócio da FIB Bank, mas não responde perguntas

Publicado em 14/09/2021 - 18:11 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
Atualizado em 14/09/2021 - 18:11

O advogado e empresário Marcos Tolentino da Silva, que depôs nesta terça-feira (14) na CPI da Pandemia, no Senado, negou envolvimento na negociação da vacina indiana Covaxin. Ele argumentou que foi hospitalizado em janeiro, com covid, e que desde lá segue em tratamento de sequelas da doença.

Tolentino é apontado por alguns senadores como “sócio oculto” da empresa FIB Bank. Essa companhia é acusada de ser a fiadora da empresa Precisa Medicamentos, suspeita de tentar vender a vacina Covaxin acima do preço de mercado para o Ministério da Saúde.

Marcos Tolentino, no entanto, negou qualquer vínculo com a FIB Bank e tampouco participação societária.  

Tolentino depôs com um habeas corpus do Supremo Tribunal Federal, que o permitiu não responder a perguntas que pudessem incriminá-lo. Depois de sua fala inicial, o depoente usou o direito de permanecer em silêncio, e se recusou a responder várias perguntas feitas pelos senadores.

Lembrando que o depoimento de Tolentino deveria ter sido no dia primeiro deste mês. Mas ele não compareceu, alegando problemas de saúde.

E a CPI da Pandemia está caminhando para a reta final. Segundo o senador Randolfe Rodrigues, vice-presidente da CPI, o relatório pode ser apresentado e votado até o final de setembro.

Nesta quarta-feira (15), quem vai depor é o advogado Marconny Albernaz de Faria, suspeito de ter atuado como lobista da Precisa Medicamentos na tentativa de venda da vacina Coxavin para o Ministério da Saúde.

Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Segurança

RJ: Convertida em preventiva a prisão de acusados pela morte de perito

Os militares da Marinha Manoel Vitor Soares, Daris Fidelis Motta, Bruno Santos de Lima, e o pai, dono de um ferro-velho Lourival Ferreira de Lima, armaram uma emboscada para Renato, após discussões sobre roubo de peças e materiais de obra.

Baixar arquivo
Geral

SP: Ministério Público investiga ação da prefeitura na Cracolândia

O Ministério Público de São Paulo abriu um inquérito civil para apurar se houve irregularidades nas intervenções da prefeitura de São Paulo na região da Cracolândia.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça do Rio arquiva denúncia de "rachadinhas" de Flávio Bolsonaro

A desembargadora Maria Augusta Vaz Monteiro de Figueiredo considerou que houve o reconhecimento do STJ e STF de que os dados que embasaram a denúncia foram obtidos de forma ilícita.

Baixar arquivo
Geral

Podcast Entrevista é Nacional: como salvar vidas no trânsito

Direção perigosa, não parar na faixa de pedestres e usar o celular ao volante são algumas das atitudes que colocam em risco a vida das pessoas no trânsito. Saiba como a campanha Maio Amarelo trabalha para conscientizar a sociedade para a segurança no trânsito.

 

Baixar arquivo
Justiça

Cresce no Brasil número de falsos leilões na internet, diz associação

Segundo dados da Associação dos Leiloeiros Oficiais do Estado de São Paulo, desde março de 2020, ao menos 1.440 sites que hospedam falsos leilões foram identificados em todo país, contra 420 endereços de 2016 a 2019.

Baixar arquivo
Geral

Acidentes de trânsito mataram 5.381 pessoas em 2021

Foram 90 mortes a mais do que as registradas em 2020. Esses dados fazem parte do Anuário 2021 da Polícia Rodoviária Federal e foram divulgados nesta segunda-feira.

Baixar arquivo