Tolentino nega à CPI ser sócio da FIB Bank, mas não responde perguntas

Publicado em 14/09/2021 - 18:11 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
Atualizado em 14/09/2021 - 18:11

O advogado e empresário Marcos Tolentino da Silva, que depôs nesta terça-feira (14) na CPI da Pandemia, no Senado, negou envolvimento na negociação da vacina indiana Covaxin. Ele argumentou que foi hospitalizado em janeiro, com covid, e que desde lá segue em tratamento de sequelas da doença.

Tolentino é apontado por alguns senadores como “sócio oculto” da empresa FIB Bank. Essa companhia é acusada de ser a fiadora da empresa Precisa Medicamentos, suspeita de tentar vender a vacina Covaxin acima do preço de mercado para o Ministério da Saúde.

Marcos Tolentino, no entanto, negou qualquer vínculo com a FIB Bank e tampouco participação societária.  

Tolentino depôs com um habeas corpus do Supremo Tribunal Federal, que o permitiu não responder a perguntas que pudessem incriminá-lo. Depois de sua fala inicial, o depoente usou o direito de permanecer em silêncio, e se recusou a responder várias perguntas feitas pelos senadores.

Lembrando que o depoimento de Tolentino deveria ter sido no dia primeiro deste mês. Mas ele não compareceu, alegando problemas de saúde.

E a CPI da Pandemia está caminhando para a reta final. Segundo o senador Randolfe Rodrigues, vice-presidente da CPI, o relatório pode ser apresentado e votado até o final de setembro.

Nesta quarta-feira (15), quem vai depor é o advogado Marconny Albernaz de Faria, suspeito de ter atuado como lobista da Precisa Medicamentos na tentativa de venda da vacina Coxavin para o Ministério da Saúde.

Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Meio Ambiente

MPF recomenda que Funai renove portarias que protegem terras indígenas

As portarias são as únicas formas de proteção das áreas e dos povos isolados. O fim da validade dos documentos expõe os territórios ao risco de grilagens e ocupações irregulares.

Baixar arquivo
Saúde

Idosos de 84 a 89 anos podem tomar terceira dose nesta semana no Rio

Pacientes com alto grau de imunossupressão, maiores de 60 anos , também poderão se vacinar

Baixar arquivo
Segurança

Fiocruz supera 4,5 milhões de vacinas na semana

Com a entrega, a Fiocruz alcança a marca de 96,5 milhões de doses disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Este domingo é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

O Centro Cultural Banco do Brasil promove, a partir das14h, conversas públicas presenciais em suas unidades, para ampliar o conhecimento e envolver a todos nos diferentes aspectos que caracterizam esta luta, que deve envolver todos os brasileiros com ou sem deficiência.

Baixar arquivo
Geral

Começa a Semana Nacional do Transito que discute a redução de mortes

Começou neste sábado,  e vai até o dia 27 deste mês, a Semana Nacional de Trânsito, com atividades de educação, conscientização e fiscalização nas ruas e estradas do país. Neste ano, o tema é ‘trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

Baixar arquivo
Geral

Decreto permite a Anatel ampliar acesso a internet

Um decreto sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro dá poder para a Anatel firmar compromissos com as operadoras de telecomunicações que ampliem o acesso à internet, especialmente nas localidades com baixa ou nenhuma conectividade.

Baixar arquivo