Bolsonaro afirma que tem absoluta confiança em Paulo Guedes

Publicado em 22/10/2021 - 18:23 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O presidente Jair Bolsonaro disse nessa sexta-feira que seu governo não fará nenhuma aventura na economia e afirmou que tem absoluta confiança no ministro, Paulo Guedes.

Segundo Bolsonaro, está previsto para os próximos dias mais um aumento nos preços dos combustíveis, mas o presidente garantiu que não vai haver congelamento de preços. A declaração de Jair Bolsonaro foi durante uma visita presidencial ao Ministério da Economia em Brasília.

Ao lado de Paulo Guedes, o presidente falou sobre a crise após o anúncio do lançamento do Auxílio Brasil fora do teto de gastos e o pedido de demissão de quatro secretários da pasta.

A proposta do presidente é um auxílio mensal no valor de 400 reais e um aumento no número de beneficiados, que passaria dos atuais 14 milhões para 17 milhões de pessoas.

O impasse ocorreu porque a proposta do governo altera a regra do teto de gastos públicos. Para bancar o programa social o governo vai ter que pedir autorização do Congresso Nacional para gastar cerca de R$ 30 bilhões a mais do que o que estava previsto.

De acordo com o ministro da economia, a decisão de gastar acima do teto, não altera os fundamentos fiscais do governo, que segundo ele são sólidos. Guedes afirmou que será preciso reduzir o ritmo do ajuste fiscal.

Paulo Guedes aproveitou a coletiva para anunciar o novo Secretário especial de Tesouro e orçamento, o economista Esteves Colnago. Ele é ex-ministro do Planejamento do governo Michel Temer e também servidor de carreira do Banco Central.

Colnago assume no lugar de Bruno Funchale. Guedes disse ainda que o novo gestor vai escolher o novo secretário do Tesouro Nacional para substituir Jeferson Bittencourt.

Edição: Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Uberaba recebe projeto-piloto de conectividade 5G para o agronegócio

Uberaba é a quarta cidade que participa de testes da tecnologia 5G para a área rural: Rondonópolis, no Mato Grosso, Sorocaba, em São Paulo e, Londrina, no Paraná, também fazem parte do projeto-piloto.

Baixar arquivo
Saúde

Bahia exige comprovante de vacinação em serviços de atendimento

A medida, publicada no Diário Oficial , exige que cada pessoa no estado que precise dos serviços do SAC, Detran e SineBahia apresente o cartão de vacinação devidamente preenchido ou baixe o aplicativo ConecteSUS, onde é possível ter acesso a um certificado digital de imunização contra Covid-19.

Baixar arquivo
Cultura

No Dia do Samba, conheça a história e ícones do samba da Bahia

Resultado de influências de povos africanos de diferentes regiões que vieram para o Brasil, o samba adquiriu várias vertentes: saiba mais sobre o chamado "samba da Bahia".

Baixar arquivo
Economia

Varejo paulista estima faturar R$ 91 bilhões em vendas em dezembro

São quatro bilhões a mais do que foi registrado em 2020; aumento deve vir por causa do pagamento do 13º salário e por conta da maior circulação de consumidores.

Baixar arquivo
Saúde

TCU recomenda que governo exija cartão de vacinação para estrangeiros

A decisão do TCU sobre o passaporte da vacina é semelhante à da Anvisa, que também pediu cobrança de prova de vacinação para estrangeiros em visita ao Brasil.

Baixar arquivo