Brasil participa do G20 que vai tratar de assuntos como saúde global

Publicado em 22/10/2021 - 19:10 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O próximo encontro do G20, grupo formado pelas 20 maiores economias do mundo, será nos dias 30 e 31, em Roma, capital da Itália. O Brasil vai tratar como prioridades temas nas áreas da saúde, tecnologia, produção de energia e meio ambiente.

O secretário de Comércio Exterior e Assuntos Econômicos do Itamaraty, Sarquis José Sarquis, informou que serão tratados assuntos sobre economia e saúde global, mudanças do clima e desenvolvimento sustentável.

Além das reuniões do G20, o presidente Jair Bolsonaro e os ministros vão participar de encontros bilaterais.

O secretário de Assuntos Econômicos Internacionais do Ministério da Economia, Erivaldo Gomes, avaliou que o preço do petróleo também deve ser assunto da Cúpula do G20.

O G20 irá antecipar alguns debates previstos para a COP26, a Cúpula sobre Mudanças Climáticas da ONU, marcada para 31 de outubro a 12 de novembro, na cidade de Glasgow, na Escócia.

Nesta sexta-feira, representantes do governo brasileiro e da União Europeia fizeram uma reunião virtual sobre o clima. O chefe de gabinete do Ministério das Relações Exteriores, Achilles Zaluar, afirmou que a ideia é construir consenso sobre o assunto.

A Cúpula do G20 vai marcar a retomada das reuniões presenciais do grupo. No ano passado, o encontro foi virtual por causa da pandemia de covid-19. Parte da comitiva que representa o Brasil embarca já neste domingo.

Edição: Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Bolsonaro participa de formatura de sargentos no Rio de Janeiro

O presidente da República Jair Bolsonaro foi à Escola de Sargentos de Logística, na vila militar no Rio de Janeiro, para acompanhar a formatura do Curso de Formação e Graduação de Sargentos.  Antes do evento, o presidente se reuniu com os formandos.

Baixar arquivo
Geral

Uberaba recebe projeto-piloto de conectividade 5G para o agronegócio

Uberaba é a quarta cidade que participa de testes da tecnologia 5G para a área rural: Rondonópolis, no Mato Grosso, Sorocaba, em São Paulo e, Londrina, no Paraná, também fazem parte do projeto-piloto.

Baixar arquivo
Saúde

Bahia exige comprovante de vacinação em serviços de atendimento

A medida, publicada no Diário Oficial , exige que cada pessoa no estado que precise dos serviços do SAC, Detran e SineBahia apresente o cartão de vacinação devidamente preenchido ou baixe o aplicativo ConecteSUS, onde é possível ter acesso a um certificado digital de imunização contra Covid-19.

Baixar arquivo
Cultura

No Dia do Samba, conheça a história e ícones do samba da Bahia

Resultado de influências de povos africanos de diferentes regiões que vieram para o Brasil, o samba adquiriu várias vertentes: saiba mais sobre o chamado "samba da Bahia".

Baixar arquivo
Economia

Varejo paulista estima faturar R$ 91 bilhões em vendas em dezembro

São quatro bilhões a mais do que foi registrado em 2020; aumento deve vir por causa do pagamento do 13º salário e por conta da maior circulação de consumidores.

Baixar arquivo