Câmara aprova projeto que prevê criação de Auxílio Gás

Publicado em 28/10/2021 - 08:39 Por Lucas Pordeus León - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, por unanimidade, o projeto de lei que cria o Auxílio Gás Social, com objetivo de subsidiar o preço do gás de cozinha para famílias de baixa renda. A medida agora segue para sanção presidencial. 

O texto que veio do Senado foi alterado pelo relator na Câmara, deputado Christiano Áureo, do PP do Rio de Janeiro, que incluiu um trecho que havia sido excluído pelos senadores. Com isso, os deputados retomaram a inclusão da CIDE, tributo cobrado sobre a comercialização dos combustíveis, como mais uma opção de fonte de receita para bancar o Auxílio Gás.

Segundo o relator, a inclusão da CIDE vai repor parte do valor que foi isentado no início do ano quando o governo retirou a cobrança do PIS e o Confins sobre o gás de cozinha.

A inclusão da CIDE como fonte de receita para o Auxílio Gás teve o apoio quase unânime dos partidos, com exceção do Novo. Porém, os deputados se dividiram sobre a origem do aumento dos combustíveis. Para parlamentares da base, como o deputado Lincoln Portela, do PL de Minas, essa é uma realidade mundial.

Já para o autor do projeto e líder do PT na Câmara, deputado Carlos Zarattini, os aumentos são consequência da política de preços da Petrobras.

O texto que vai para a sanção do presidente prevê que o Poder Executivo é quem vai definir a periodicidade do auxílio e a quantidade de beneficiários, que deverão ter no máximo uma renda familiar per capita de meio salário mínimo. Segundo o relator, os R$ 600 milhões anuais previstos com a cobrança da CIDE conseguem financiar 50% do gás de cozinha a cada 60 dias para 2 milhões de famílias. Porém, o projeto permite o uso de outras fontes de receitas para o Auxílio Gás, como dinheiro dos dividendos pagos pela Petrobras à União ou os royalties pagos pelo regime de partilha do Pré-sal.

Edição: Raquel Mariano/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo