Congresso Nacional vai ouvir Guedes e Campos Neto sobre suas offshores

Ministro da Economia e presidente do BC explicarão contas no exterior

Publicado em 05/10/2021 - 21:21 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Duas Comissões do Congresso Nacional aprovaram, nesta terça-feira (05), requerimentos para ouvir o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, sobre os recursos que ambos mantêm em contas em paraísos fiscais.

A Comissão de Trabalho, de Administração e do Serviço Público da Câmara aprovou a convocação das autoridades que, ao contrário do convite, torna a presença de Guedes e Campos Neto na Comissão obrigatória. Um dos autores do pedido, o deputado Paulo Ramos, do PDT, argumentou que a manutenção de contas em offshores, que são empresas criadas no exterior, pode configurar conflito de interesses por se tratar de autoridades que manejam a política econômica do governo.

Já a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou um convite para que o ministro da economia e o presidente do Banco Central compareçam ao colegiado no próximo dia 19 de outubro. Um dos autores do requerimento, senador Alessandro Vieira, do Cidadania de Sergipe, afirmou que a audiência servirá para afastar dúvidas sobre esses recursos no exterior.

A existência de offshores no exterior em nome do ministro da Economia e do presidente do Banco Central foi revelada pela Pandora Papers, investigação de um consórcio internacional de jornalistas. As reportagens foram baseadas em documentos vazados de escritórios em paraísos fiscais.

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho, destacou que essas contas foram devidamente informadas pelas autoridades aos órgãos competentes.

Segundo as reportagens, o ministro Paulo Guedes abriu uma conta nas Ilhas Virgens Britânicas em 2014 investindo mais de 9 milhões e meio de dólares, enquanto o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, tinha uma conta no Panamá com mais de 2 milhões de dólares.

A abertura de contas no exterior e a manutenção de offshores não são ilegais, desde que declaradas às autoridades responsáveis. Por outro lado, o Código de Conduta da Alta Administração Federal proíbe que membros do alto escalão administrem diretamente investimentos no exterior após assumirem funções públicas.

Em nota, o Ministério da Economia já havia informado que toda a atuação privada de Paulo Guedes foi "devidamente declarada à Receita Federal, Comissão de Ética Pública e aos demais órgãos competentes".

Edição: Jacson Segundo / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo