CPI da Pandemia: relatório pede indiciamento de Bolsonaro e mais 67

Na lista estão também 4 ministros, 3 filhos do Presidente e 2 empresas

Publicado em 20/10/2021 - 18:34 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O relatório final da CPI da Pandemia recomenda 68 indiciamentos, sendo 65 de pessoas e três de empresas, em 29 tipos de crimes. Um deles é o do presidente Jair Bolsonaro, enquadrado em nove tipos penais. Três filhos do presidente também aparecem na lista.

O relatório, de mais de mil páginas, recomenda ainda indiciamento do ex-ministros da Saúde Eduardo Pazuello, e do atual, Marcelo Queiroga, além de autoridades da Saúde, médicos e empresas.

O documento aponta também atraso na aquisição de vacinas, a existência de um suposto gabinete paralelo que teria aconselhado o governo federal na tomada de decisões durante a pandemia, a priorização de tratamento precoce para a covid, entre outros.

Depois de lido, o relatório precisa ser votado. O que vai ocorrer em reunião marcada para a semana que vem. Até lá, segundo o relator, o senador Renan Calheiros, o texto poderá mudar.

Além do relatório oficial, outros dois parlamentares apresentaram textos alternativos. Alessandro Vieira, do Cidadania de Sergipe, teve algumas sugestões acatadas pelo relator. Já Marcos Rogério, do DEM de Rondônia, e que integra a base aliada na CPI, apresentou relatório nesta quarta-feira. Segundo ele, Renan Calheiros responsabilizou somente o governo federal, e deixou de fora investigação de estados e municípios.

A leitura do relatório da CPI da Pandemia marca a conclusão dos trabalhos da Comissão, que desde o dia 27 de abril, colheu mais de 50 depoimentos, em 67 reuniões. A votação ficou para terça que vem e foi aprovado um pedido de vista coletivo. Na quarta-feira, dia 27, o relatório será entregue à Procuradoria Geral da República.

Edição: Paula de Castro Ribeiro / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
Geral

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

Operação Moto-perpétuo cumpriu 13 mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo
Geral

Dia de São Jorge tem missa, procissão e a tradicional feijoada

O dia do santo mais festejado da igreja católica no Rio de Janeiro começou com missa,  alvorada festiva e muitos fogos na matriz, em Quintino, na zona norte da capital.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

O maior número estava em áreas onde existem disputas de território entre facções criminosas rivais

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: Dia Mundial dos Escoteiros

O dia 23 de abril marca a celebração desse movimento mundial que tem como lema estar “Sempre alerta!” A data foi escolhida em homenagem a São Jorge, que era considerado pelo fundador um exemplo a ser seguido.

Baixar arquivo
Economia

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo