CPI questiona por que contratos com VTCLog foram feitos sem licitação

Publicado em 05/10/2021 - 16:57 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A CPI da Pandemia no Senado aprovou requerimento para que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, dê explicações sobre o Plano Nacional de Imunização para 2022. Um dos questionamentos é sobre a vacina coronavac. Isso porque Queiroga afirmou, nesta terça-feira (05), que um novo contrato do governo federal com o Instituto Butantan, para aquisição do imunizante, vai depender de registro definitivo da vacina pela Anvisa.

Os senadores pediram também informações à ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar, sobre queixas de usuários de planos de saúde, de 1º de janeiro de 2020 até este momento.

Os requerimentos foram aprovados na reunião desta terça-feira da CPI, quando foi ouvido o sócio da empresa de logística VTCLog, Raimundo Nonato Brasil.

O relator da Comissão, senador Renan Calheiros, tentou esclarecer por que  a VTCLog foi contratada pela pasta, depois que a Central Nacional de Armazenagem e Distribuição de Imuno-biológicos foi fechada em 2018. Essa Central era diretamente subordinada ao governo e responsável pela logística por mais de duas décadas.

Raimundo falou sobre os contratos com o Ministério da Saúde, e informou que, de janeiro até hoje, a empresa distribuiu mais de 300 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. Segundo ele, o trabalho é de 24 horas por dias, sete dias por semana.

Depois que o relator Renan Calheiros perguntou ao depoente sobre contratos entre o Ministério da Saúde e a VTCLog, sem licitação, o presidente da CPI, senador Omar Aziz, pediu que fosse solicitada à pasta a justificativa para a dispensa de licitação em contratos nos anos de 2017 e 2018.

Os senadores autorizaram que a CEO da empresa, Andreia da Silva Lima, também respondesse às perguntas. Ela acompanhou o depoimento de Raimundo Nonato como advogada. Perguntada pelo vice-presidente da comissão, Randolfe Rodrigues, sobre telefonemas entre a VTCLog e o ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Dias, que já depôs na CPI e é investigado sobre irregularidades na negociação de vacinas. Andreia respondeu que o servidor era o contato entre as partes. Segundo ela, as ligações entre ela e Roberto era muito frequentes.

Tanto a advogada como o sócio da VTCLog negaram que a empresa tenha oferecido qualquer vantagem ao ex-diretor Roberto Ferreira Dias.

Raimundo Nonato prestou depoimento à CPI amparado por um habeas corpus do Supremo Tribunal Federal que deu a ele o direito de ficar em silêncio. O empresário falou na condição de testemunha, e teve os sigilos telefônico, fiscal, bancário e telemático quebrados em agosto.

A CPI da Pandemia está entrando na reta final. De acordo com o presidente da comissão, senador Omar Aziz, o relatório final deve ser lido no próximo dia 19, e votado em 20 de outubro. Nesta quarta-feira (06), os senadores devem ouvir o presidente da ANS – a Agência Nacional de Saúde Suplementar, Paulo Roberto Vanderlei Rebello Filho.

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Aparecimento de superfungo em Pernambuco coloca autoridades em alerta

O microrganismo tem uma alta taxa de letalidade e é resistente a antifúngicos e outros medicamentos.

Baixar arquivo
Cultura

Com retorno do público ao cinema, bilheteria cresce 35% em 2021

Segundo Tiago Mafra, diretor da Ancine, a Agência Nacional do Cinema, a reação veio com o avanço da vacinação e a reabertura gradual das salas a partir de 2021.

Baixar arquivo
Saúde

Rio espera alto adesão à imunização de crianças contra covid-19

No momento em que começa a vacinação infantil contra covid, a cidade do Rio tem 12 crianças internadas, infectadas pela doença, de acordo com informação da Secretaria Municipal de Saúde.

Baixar arquivo
Saúde

Covid: primeira criança a ser vacinada no RJ é do Morro da Providência

A pequena Marion Barbosa foi a primeira menina de 11 anos a receber a vacina na cidade do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Esportes

Confira os resultados dos jogos de futebol do fim de semana

Na Copa das Nações Africanas, Gâmbia empatou com Mali em 1 a 1. Costa do Marfim e Serra Leoa empataram em 2 a 2. Tunísia venceu Mauritânia por 4 a 0. Argélia perdeu para Guiné Equatorial por 1 a 0.

Baixar arquivo
Esportes

Governo do Rio sanciona a criação de Centro Paralímpico em São Gonçalo

Segundo o governador do estado do Rio de Janeiro, Claudio Castro, além de mais um espaço para desenvolver e aperfeiçoar os atletas em potencial, será mais uma forma de inclusão da pessoa com deficiência e dará mais acessibilidade à pratica do paradesporto.

Baixar arquivo