Crivella recupera direitos políticos suspensos em 2020 pelo TSE

Publicado em 06/10/2021 - 11:54 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O ex-prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, recuperou seus direitos políticos, suspensos em decisão do Tribunal Regional Eleitoral em setembro de 2020. Por unanimidade, o  Tribunal Superior Eleitoral derrubou a condenação que tornou Crivella inelegível até 2026.

Na mesma decisão, no entanto, os ministros do TSE mantiveram a aplicação de multa no valor de R$ 15 mil ao ex-prefeito. 

Crivella foi considerado inelegível por oito anos, devido à condenação por abuso de poder político e conduta vedada a agente público, após a participação de funcionários da Comlurb, a Companhia de Limpeza Urbana, em um encontro de apoio a seu filho, Marcelo Hodges Crivella, que concorria a deputado federal, em 2018, mas não se elegeu.

A inelegibilidade, no entanto, estava suspensa desde outubro de 2020, quando o ministro Mauro Campbell Marques, por meio de uma liminar, atendeu pedido feito pela defesa de Crivella, que disputou as eleições do ano passado e foi derrotado pelo atual prefeito, Eduardo Paes. 

Edição: Vitoria Elizabeth/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Economia

Empregador que não paga 13º salário a trabalhador pode ser punido

O 13º salário é um direito do trabalhador garantido por lei na Constituição Federal. A primeira parcela deve ser paga até o dia 30 de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro.

Baixar arquivo
Geral

Mila Moreira, atriz e modelo, morre aos 72 anos, no Rio de Janeiro

A causa da morte de Mila Moreira não foi divulgada. Ao longo da carreira, ela participou de mais de 30 novelas e minisséries na TV. No cinema, trabalhou em seis produções.

Baixar arquivo
Geral

Seaster lança pesquisa sobre tráfico de pessoas no Pará

Os resultados da pesquisa são inéditos e auxiliam na identificação de medidas para combater a expansão do tráfico de pessoas no estado

Baixar arquivo
Economia

Inflação para os mais pobres sobe quase 1% em novembro

De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira pela FGV, as pressões para essa alta vieram dos aumentos nos itens alimentação, energia elétrica e combustíveis.

Baixar arquivo
Saúde

Rio instala tenda para atender casos de gripe em Botafogo

Esta é a terceira inauguração dentro do plano de contingência da secretaria de Saúde. Somente na última semana, a procura por atendimentos em todo o estado, aumentou 400%.

Baixar arquivo