Justiça Eleitoral vai centralizar dados sobre direitos políticos

Publicado em 25/10/2021 - 21:16 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A partir de agora, a Justiça Eleitoral vai unificar os cadastros que interferem nos direitos políticos. São aqueles que definem em que casos as pessoas não podem votar ou em que situações elas não podem ser eleitas.

Para isso, o Infodip, Sistema de Informações de Óbitos e Direitos Políticos, passará a ser centralizado no Tribunal Superior Eleitoral, em vez de ficar dividido entre os tribunais regionais.

O TSE também modernizou os cadastros nacionais de improbidade administrativa e de inelegibilidades, feito em parceria com o Conselho Nacional de Justiça.

O presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, destacou a importância dessas medidas. Segundo ele, a base de dados estaduais estará unificada em uma base de dados nacional, o que vai facilitar o acesso dos entes públicos.

No evento que anunciou a medida, Barroso aproveitou para fazer um pedido ao Congresso Nacional. É que atualmente um candidato pode oficializar o registro até 45 dias antes do primeiro turno das eleições. Para o presidente do TSE, este é um prazo curto demais para analisar os pedidos de impugnação de candidaturas.

Luís Roberto Barroso lembrou que a solução tem sido julgar e, algumas vezes, cassar o mandato de candidatos já eleitos pelo voto popular. O presidente do TSE afirmou que qualquer uma das sugestões apresentadas por ele aos parlamentares pode mudar essa situação, que ele mesmo classificou como um “tormento”.

Edição: Jacson Segundo / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Holanda detecta 61 casos de Covid entre passageiros da África do Sul

Dois voos provenientes da África do Sul desembarcaram na Holanda com 61 passageiros contaminados pelo coronavírus. A suspeita é que eles estejam com a nova cepa, denominada Ômicron e com provável origem no país africano.

Baixar arquivo
Economia

Dieese: cerca de 83 milhões de brasileiros aguardam o pagamento do 13º

O mês de novembro está chegando ao fim e, com ele, a expectativa do trabalhador com carteira assinada de receber a primeira parcela do 13º salário. Isso por que o prazo de pagamento das empresas se encerra na próxima terça-feira, dia 30 de novembro. 

Baixar arquivo
Geral

Brasil fechará fronteiras aéreas para seis países da África

Para conter a nova variante do coronavírus, o Brasil anunciou o fechamento das fronteiras aéreas com seis países da África. A informação foi confirmada pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.

Baixar arquivo
Esportes

Flamengo e Palmeiras decidem a Copa Libertadores da América

A Rádio Nacional transmite Flamengo e Palmeiras para todo território brasileiro a partir das 17h. 

Baixar arquivo
Saúde

Boletim revela queda nos indicadores de transmissão da covid-19

O Observatório Covid-19 da Fiocruz indica também redução do número de casos registrados e de óbitos no país. Ainda assim, especialistas defendem medidas de prevenção, como a exigência de vacinação para entrada no Brasil, o uso de passaporte de vacinas em locais públicos e a testagem de viajantes no país.

Baixar arquivo
Saúde

Nova variante da Covid chega a Bélgica e preocupa Europa

De acordo com o Ministério da Saúde belga, trata-se de alguém que veio do exterior não vacinado e que testou positivo no dia 22 de novembro

Baixar arquivo