Ministério do Desenvolvimento Regional anuncia plano para rios

Publicado em 25/10/2021 - 15:50 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Para acelerar o processo de desenvolvimento sustentável em importantes rios, o MDR, Ministério do Desenvolvimento Regional, anunciou, nesta segunda-feira, a execução de um plano para o desenvolvimento das bacias hidrográficas dos rios São Francisco e Parnaíba. O plano prevê, também, recursos para o Projeto de Integração do Rio São Francisco.

As medidas foram anunciadas pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, que esteve na cidade de Luiz Correia, interior do Piauí. Segundo ele, as ações são um compromisso com o futuro e as próximas gerações.

A iniciativa, de acordo com o MDR, vai receber quase R$ 900 mil, para beneficiar o estado de Minas Gerais e todos os nove que fazem parte da Região Nordeste. A ideia é buscar formas de aperfeiçoar políticas públicas na área, promovendo a integração e articulação das ações do governo federal na região.

O Rio Parnaíba, que divide os estados do Maranhão e do Piauí, vai ter as obras retomadas, no projeto de irrigação Marrecas-Jenipapo. Para isso, serão investidos mais de R$ 13 milhões. A ordem de serviço assinada prevê a implantação do sistema de irrigação para o cultivo de 1.000 hectares, para beneficiar 200 famílias. A previsão, segundo o MDR, é que sejam gerados 2.500 empregos, diretos e indiretos.

Ainda nesta terça, o ministro Rogério Marinho assinou o contrato para o projeto da Adutora de Marcolândia e visitou a primeira etapa das obras de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água integrado, na cidade de Parnaíba, também no Piauí. No mesmo evento, o ministro também anunciou ações de revitalização no Rio da Colônia de Gurgueia, um dos afluentes do Parnaíba; e na Bacia dos Rios Parnaguá e Paraim.

Edição: Paula de Castro / GT Passos

Últimas notícias
Segurança

Argelino vira réu por apologia ao nazismo

O cidadão argelino Abdessalem Martani, que vive no Brasil , se tornou réu por publicar imagens que fazem apologia ao nazismo no Facebook.

Baixar arquivo
Saúde

Mais de 30 países já notificaram casos da Ômicron

Por ter uma maior facilidade de transmissão, a nova cepa do coronavirus tem sido apontada pela África do Sul como determinante no agravamento da quarta onda vivida no país. .

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Motoristas recebem notificação antecipada de multas em novo serviço

As mensagens começaram a ser enviadas esta semana por e-mail, SMS e pelo aplicativo gov.br. Esse serviço, chamado de Notifica gov.br, ainda está em operação-piloto e deverá ser ampliado para outras áreas. 

Baixar arquivo
Saúde

Paciente do RJ testa negativo para variante Ômicron

Paciente de 29 anos, que chegou ao Rio vinda recentemente de uma viagem à África do Sul, estava sob suspeita de infecção pela Ômicron, nova variante do coronavírus.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Prêmio de Acessibilidade reconhece iniciativas de inclusão de PCDs

Programa de instituto da Baixada Fluminense que oferece livros com linguagem inclusiva, como em Libras, e ação da prefeitura de João Pessoa que proporciona banho de mar acessível, passeio de caiaque e vôlei sentado foram algumas iniciativas premiadas.

Baixar arquivo
Economia

Produção industrial brasileira recua 0,6% em outubro, diz IBGE

 Esta é a quinta queda consecutiva do indicador, que acumula perda de 3,7%. Os dados estão na Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta sexta-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Baixar arquivo