Mulheres vítimas de violência poderão ter prioridade para contratação

Publicado em 21/10/2021 - 18:40 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Mulheres vítimas de violência doméstica poderão ter prioridade nas vagas para trabalho do Sistema Nacional de Emprego, o Sine. Um projeto de lei que reserva 10% das vagas intermediadas pelo sistema para mulheres em situação de violência doméstica ou familiar foi aprovado, por unanimidade, nesta quinta-feira, pela Câmara dos Deputados. O texto agora segue para análise do Senado.

Ao defender a aprovação, a relatora da matéria, deputada Tabata Amaral (PSB-SP) argumentou que a medida visa ajudar as mulheres vítimas de violência a sair da dependência financeira em relação ao agressor.

De acordo com a proposta, caso não haja o preenchimento das vagas por ausência de mulheres em situação de violência, ela devem ser preenchidas por mulheres que não estejam em situação de violência e, em último caso, pelo público em geral.

Para a deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SP), a medida vai fortalecer a luta contra a violência doméstica e familiar.

O Sistema Nacional de Emprego, que o projeto reserva 10% das vagas para mulheres vítimas de violência, é a plataforma do governo federal que faz a intermediação entre trabalhadores e patrões, colocando empregadores em contato com pessoas que buscam emprego.

Edição: Raquel Mariano / GT Passos

Últimas notícias
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Indígenas capturam 12 garimpeiros em Território Yanomami

Os garimpeiros foram escoltados até uma equipe da Força Nacional e serão levados para sede da Polícia Federal em Boa Vista. 

Baixar arquivo
Educação

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo