PF faz ação contra fraudes em contratos do Ministério da Saúde no Rio

Publicado em 27/10/2021 - 16:34 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Polícia Federal cumpriu quatro mandados de busca e apreensão contra suspeitos de irregularidades em contratos no Ministério da Saúde.  As investigações se referem a um processo de contratação emergencial para serviços de engenharia no prédio-sede da Superintendência Estadual do Ministério, no Rio de Janeiro.

Segundo a PF, a contratação, realizada sem licitação, envolveu valores em torno de 20 milhões de reais, e há fortes indícios de que a empresa prestadora do serviço, sediada em Magé, no Grande Rio, não possuía capacidade econômica nem operacional para a execução do acordo celebrado.

Além disso, a Polícia Federal informou, em nota, que investiga outra empresa concorrente,  também estava sediada em Magé, interessada em participar do mesmo processo, que apresentou proposta de 22 milhões de reais,  sem condições mínimas para execução do contrato pretendido.

As apurações do caso tiveram como base um parecer emitido pela Advocacia-Geral da União, indicando que a contratação extrapolou o atendimento à situação emergencial, e a planilha orçamentária não observou os requisitos legais. Ainda de acordo com a AGU,  houve sobrepreço na comparação com tabelas referenciais de serviços equivalentes.

A Superintendência Estadual do Ministério da Saúde informou que a Corregedoria-Geral da pasta apura os fatos. E, caso as irregularidades sejam comprovadas, elas serão encaminhadas aos órgãos competentes e adotadas as devidas sanções aos envolvidos.

Com informações da Agencia Brasil.

Edição: Jacson Segundo / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: sucesso de Ray Charles vira canção oficial da Geórgia

O sucesso “Georgia on My Mind” de Ray Charles se tornou a canção oficial do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, em 24 de abril de 1979

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo