PF faz ação contra fraudes em contratos do Ministério da Saúde no Rio

Publicado em 27/10/2021 - 16:34 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Polícia Federal cumpriu quatro mandados de busca e apreensão contra suspeitos de irregularidades em contratos no Ministério da Saúde.  As investigações se referem a um processo de contratação emergencial para serviços de engenharia no prédio-sede da Superintendência Estadual do Ministério, no Rio de Janeiro.

Segundo a PF, a contratação, realizada sem licitação, envolveu valores em torno de 20 milhões de reais, e há fortes indícios de que a empresa prestadora do serviço, sediada em Magé, no Grande Rio, não possuía capacidade econômica nem operacional para a execução do acordo celebrado.

Além disso, a Polícia Federal informou, em nota, que investiga outra empresa concorrente,  também estava sediada em Magé, interessada em participar do mesmo processo, que apresentou proposta de 22 milhões de reais,  sem condições mínimas para execução do contrato pretendido.

As apurações do caso tiveram como base um parecer emitido pela Advocacia-Geral da União, indicando que a contratação extrapolou o atendimento à situação emergencial, e a planilha orçamentária não observou os requisitos legais. Ainda de acordo com a AGU,  houve sobrepreço na comparação com tabelas referenciais de serviços equivalentes.

A Superintendência Estadual do Ministério da Saúde informou que a Corregedoria-Geral da pasta apura os fatos. E, caso as irregularidades sejam comprovadas, elas serão encaminhadas aos órgãos competentes e adotadas as devidas sanções aos envolvidos.

Com informações da Agencia Brasil.

Edição: Jacson Segundo / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Esportes

Confira os jogos de futebol desta segunda-feira

Ás 19h, o São Paulo enfrenta o Juventude e o Atlético Paranaense enfrenta o Palmeiras. Às 20h, o Flamengo recebe o Santos no Maracanã e Internacional e Atlético Goianiense jogam no Sul. O Cuiabá recebe o Fortaleza em Mato Grosso. E para fechar, às 21h, a Chapecoense vai enfrentar o Sport.

Baixar arquivo
Saúde

Prefeito de Nova Iorque exige vacinação obrigatória para setor privado

As campanhas de vacinação estão se reforçando em boa parte do mundo. O Chile começou a vacinar as crianças entre 3 e 5 anos contra a Covid nessa segunda-feira. O país também avança na vacinação da terceira dose, a chamada dose de reforço para adultos.

Baixar arquivo
Saúde

Mais de 90% da população, em 9 estados, estão vacinados contra a Covid

Nove estados brasileiros ultrapassaram a marca de 90% da população-alvo vacinada com a primeira dose da vacina. São eles: Santa Catarina, Roraima, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Paraná e Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Segurança

Casos de feminicídios caem em São Paulo

No entanto, outras formas de violência contra a mulher aumentaram no período. É o caso da lesão corporal dolosa contra mulheres, ou seja, casos de agressão que não têm como resultado a morte das vítimas, aumentaram  9,3 % no estado e 35,9%  na capital paulista.

Baixar arquivo
Educação

No Pará, Alepa aprova ensino obrigatório de espanhol na rede pública

O projeto aprovado em dois turnos na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) torna obrigatório a ministração da disciplina de língua espanhola aos alunos da rede paraense de ensino.

Baixar arquivo
Economia

Produção de veículos em novembro cresce 15% em relação a outubro

No mês de novembro, foram produzidos 206 mil veículos - uma alta de 15% em relação ao mês anterior - mas número representa uma queda de 13,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

Baixar arquivo