Prefeito de Cuiabá é afastado do cargo após denúncia do MP

Publicado em 19/10/2021 - 17:03 Por Tony Ribeiro* - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, foi afastado do cargo, na manhã desta terça-feira (19), acusado de improbidade administrativa e de praticar ilegalidades na Secretaria Municipal de Saúde. Ele também foi alvo de um mandado de busca e apreensão e sequestro de bens, que foram cumpridos na sede da prefeitura e na residência onde mora com a esposa, Marcia Aparecida Kuhn Pinheiro.  

A operação, batizada de Capistrum, foi deflagrada pelo Ministério Público de Mato Grosso em conjunto com a Polícia Judiciária Civil.

Também foram alvos da operação a secretária-adjunta de Governo, Ivone de Souza, o ex-coordenador de Gestão de Pessoas da prefeitura, Ricardo Aparecido Ribeiro, e o chefe de gabinete Antônio Monreal Neto. Todos os agentes públicos foram afastados dos cargos e o chefe de gabinete preso temporariamente.

Em nota, o prefeito Emanuel Pinheiro disse que, ao contrário do que vem sendo divulgado, a instauração do inquérito em questão não aponta para desvio de valores, mas sim verifica a denúncia de contratação excepcional de 259 servidores para a saúde no ano de 2018, sem a realização de concurso público. Ele disse considerar "desproporcionais e midiáticas" as medidas deferidas pelo Poder Judiciário e que irá recorrer das decisões. Por fim, reitera estar à disposição das autoridades para esclarecer os fatos e que, no momento oportuno, irá se manifestar à população.

O nome da operação, Capistrum, vem do latim e quer dizer “cabresto”.

*com supervisão de Ana Lúcia Caldas

Edição: Ana Lúcia Caldas / GT Passos

Últimas notícias
Esportes

Confira os jogos de futebol desta segunda-feira

Ás 19h, o São Paulo enfrenta o Juventude e o Atlético Paranaense enfrenta o Palmeiras. Às 20h, o Flamengo recebe o Santos no Maracanã e Internacional e Atlético Goianiense jogam no Sul. O Cuiabá recebe o Fortaleza em Mato Grosso. E para fechar, às 21h, a Chapecoense vai enfrentar o Sport.

Baixar arquivo
Saúde

Prefeito de Nova Iorque exige vacinação obrigatória para setor privado

As campanhas de vacinação estão se reforçando em boa parte do mundo. O Chile começou a vacinar as crianças entre 3 e 5 anos contra a Covid nessa segunda-feira. O país também avança na vacinação da terceira dose, a chamada dose de reforço para adultos.

Baixar arquivo
Saúde

Mais de 90% da população, em 9 estados, estão vacinados contra a Covid

Nove estados brasileiros ultrapassaram a marca de 90% da população-alvo vacinada com a primeira dose da vacina. São eles: Santa Catarina, Roraima, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Paraná e Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Segurança

Casos de feminicídios caem em São Paulo

No entanto, outras formas de violência contra a mulher aumentaram no período. É o caso da lesão corporal dolosa contra mulheres, ou seja, casos de agressão que não têm como resultado a morte das vítimas, aumentaram  9,3 % no estado e 35,9%  na capital paulista.

Baixar arquivo
Educação

No Pará, Alepa aprova ensino obrigatório de espanhol na rede pública

O projeto aprovado em dois turnos na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) torna obrigatório a ministração da disciplina de língua espanhola aos alunos da rede paraense de ensino.

Baixar arquivo
Economia

Produção de veículos em novembro cresce 15% em relação a outubro

No mês de novembro, foram produzidos 206 mil veículos - uma alta de 15% em relação ao mês anterior - mas número representa uma queda de 13,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

Baixar arquivo