Relatório final da CPI da Pandemia deve ser votado na próxima semana

Segundo integrantes da comissão, a ideia agora é reduzir divergências

Publicado em 18/10/2021 - 17:25 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A votação do relatório final da CPI da Pandemia foi adiada para a semana que vem. A leitura vai acontecer nesta quarta-feira 20), como informou o vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues. Ele comentou sobre os próximos passos para a conclusão do documento. Segundo ele, a ideia agora é reduzir as divergências do relatório para finalizar o documento.

O relator da CPI, Renan Calheiros, comentou sobre o vazamento na imprensa, de informações do relatório preliminar, o que teria gerado desconforto entre ele e outros senadores da Comissão. O parlamentar afirmou que o relatório ainda está aberto e é uma construção coletiva. 

Nesta segunda-feira (18), a CPI ouviu cinco vítimas diretas e indiretas da covid-19, uma de cada região do país. A representante da Região Norte, a enfermeira Mayra Pires Lima, de Manaus, no Amazonas, perdeu a irmã para a doença e cuida agora dos quatro filhos dela. Ela falou sobre as dificuldades da profissão na pandemia, inclusive, sobre o quanto é difícil para os profissionais lidarem emocionalmente numa situação de pandemia.

Pela região Centro-Oeste, o jornalista Arquivaldo Bites Leão Leite, que perdeu seis parentes para a covid-19, relatou que pegou o vírus há três meses, e ainda luta para se recuperar das sequelas da doença.  Ele teve um AVC, perdeu a audição de um dos ouvidos e tem dificuldade para andar.

Da região Nordeste, a jovem Geovana Dulce, de 19 anos, contou que, em um intervalo de quinze dias, os pais dela morreram, e hoje é responsável pela irmã, de 10 anos.

Representando o sudeste, Kátia Shirlene Castilho dos Santos, de São Paulo, terminou o depoimento recomendando que todos tomem a vacina porque quando perdeu o pai e a mãe para a covid ainda não havia imunizante disponível.

Também falaram aos senadores Rosane Brandão, da região Sul, que ficou viúva; e o taxista Marcio Antônio do Nascimento, que perdeu a irmã e o filho. O motorista ficou conhecido após uma filmagem na praia de Copacabana, em abril de 2020, na qual ele recolocava cruzes de uma manifestação que homenageava as 100 mil vítimas da doença, e que haviam sido derrubadas.

Depois dos depoimentos, o relator da CPI, senador Renan Calheiros, disse que vai sugerir a inclusão no relatório de uma pensão, no valor de um salário mínimo, para as crianças órfãs da Covid, até que elas completem 21 anos de idade. Ele também pretende que a doença entre na lista das que permitem aposentadoria por invalidez quando a perícia médica atestar.

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo