TSE inicia ciclo de transparência de sistema eleitoral de 2022

Publicado em 05/10/2021 - 10:56 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Justiça Eleitoral abriu, nesta segunda-feira, o ciclo de transparência para as eleições marcadas para o dia 2 de outubro do ano que vem. O secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superior Eleitoral, Júlio Valente, explicou como vai funcionar esse ciclo.

Diferentes entidades fiscalizam a segurança do sistema eleitoral. Entre elas, partidos políticos, universidades e outras organizações fiscalizadoras.

A primeira medida para dar mais transparência às eleições foi a antecipação da abertura do código-fonte das urnas eletrônicas. Isso estava previsto para abril do ano que vem, mas ocorreu nesta segunda.

O presidente do TSE, Luis Roberto Barroso, detalhou que o código-fonte é o que faz as urnas eletrônicas funcionarem.

Ao todo, o ciclo de transparência oferece 26 etapas de auditoria do processo eleitoral.

A próxima é o teste público de segurança, marcado para o mês que vem. Será a quinta edição desse desafio que reúne especialistas com o objetivo de encontrar e corrigir possíveis problemas no sistema. De acordo com o TSE, este teste terá participação recorde: 36 especialistas estão inscritos.

O resultado do teste público de segurança será divulgado até o mês de abril do ano que vem, quando a Justiça Eleitoral vai divulgar a nova versão das urnas eletrônicas.

Edição: Bianca Paiva/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Geral

Seaster lança pesquisa sobre tráfico de pessoas no Pará

Os resultados da pesquisa são inéditos e auxiliam na identificação de medidas para combater a expansão do tráfico de pessoas no estado

Baixar arquivo
Economia

Inflação para os mais pobres sobe quase 1% em novembro

De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira pela FGV, as pressões para essa alta vieram dos aumentos nos itens alimentação, energia elétrica e combustíveis.

Baixar arquivo
Saúde

Rio instala tenda para atender casos de gripe em Botafogo

Esta é a terceira inauguração dentro do plano de contingência da secretaria de Saúde. Somente na última semana, a procura por atendimentos em todo o estado, aumentou 400%.

Baixar arquivo
Geral

Vale do Anhangabaú é reaberto hoje ao público

O consórcio Viva o Vale, empresa que ganhou a concessão por 10 anos, assumirá o local a partir de hoje para administrar e cuidar da manutenção.

Baixar arquivo
Geral

Tarifa Social: Aneel regulamenta inclusão automática de beneficiários

O programa beneficia atualmente cerca de 12 milhões de famílias beneficiadas pela tarifa; a expectativa do governo é que mais de 11 milhões tenham acesso ao benefício.

Baixar arquivo