TSE lança campanha Bora Votar que incentiva adolescentes na política

Publicado em 13/10/2021 - 21:27 Por *Igor Cardim - estágiário da Rádio Nacional - Brasília

No Brasil, jovens de 16 e 17 anos podem escolher se querem votar. E o voto facultativo vem caindo a cada eleição. Em 2018, 1,4 milhão de jovens estavam aptos a participar das eleições. Já em 2016, 2,3 milhões de jovens foram às urnas.

Para que essa realidade mude, o Tribunal Superior Eleitoral está convocando os adolescentes a emitirem o título de eleitor. Para isso, o TSE lançou a campanha Bora Votar, que é um chamado para os jovens dessa faixa etária a participarem do processo eleitoral do ano que vem.

Aqueles que têm 15 anos e completam 16 até o dia 2 de outubro de 2022, dia do primeiro turno da eleição, podem tirar o título de eleitor a partir de primeiro de janeiro do ano que vem.
 
Desde o ano passado, o título passou a ser digital, por causa da Covid-19. É possível emitir o documento pelo aplicativo E-Título ou pelo site do TSE.

De acordo com Giselly Siqueira, Secretária de Comunicação do TSE, a intenção da campanha é trazer os adolescentes para perto da vida pública para despertar interesse na política.

A estudante Larissa Monteiro, de 16 anos, disse que não sabia que já podia emitir o documento. Ela conta que deve votar no ano que vem para fazer parte desse momento democrático.

Em apenas 10 países do mundo, os adolescentes a partir de 16 anos podem votar. No Brasil, esse direito foi incluído na Constituição de 1988.

*Com supervisão de Raquel Mariano


 

Edição: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Municípios do RJ investiram apenas 2,7% do orçamento, afirma Firjan

O resultado é de um estudo da Firjan, Federação das Indústrias do Estado, que analisou dados de mais de 5.200 cidades brasileiras.

Baixar arquivo
Esportes

Rio é escolhido como principal viagem esportiva da América do Sul

O anúncio foi feito, em Londres, pelo World Travel Awards, iniciativa global que reconhece a excelência em viagens e turismo mundo afora.

Baixar arquivo
Saúde

Conitec recomenda consulta pública sobre tratamento de covid-19

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde, do Ministério da Saúde, recomendou hoje (21) o encaminhamento para consulta pública das diretrizes sobre os medicamentos para tratamento de covid-19. A reunião extraordinária da Conitec ocorreu na manhã desta quinta-feira e durou cerca de cinco horas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

7 mil crianças e adolescentes são mortos a cada ano, diz UNICEF

7 mil crianças e adolescentes, em média, são mortos a cada ano no Brasil. E 45 mil meninos e meninas sofrem violência sexual no país anualmente, desde 2016.

Baixar arquivo
Educação

Rondônia proibe que escolas usem linguagem neutra, como o "todes"

A linguagem neutra propõe o uso de expressões e troca de letras em palavras para evitar a binaridade entre os gêneros masculino e feminino. Por exemplo, amigos ficaria “amigues” e os pronomes ele e ela, ficariam “elu”.

Baixar arquivo
Esportes

Cidade de São Paulo realiza Jogos LGBTQIAP+ para promover a inclusão

A competição vai contar com três modalidades: futebol de campo, futsal e vôlei. Ainda dá tempo de se inscrever, mas é preciso correr, o prazo termina a meia noite desta sexta-feira.

Baixar arquivo