Confira o calendário eleitoral de 2022

Publicado em 05/01/2022 - 11:58 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Chegou 2022. Ano de eleições gerais. O primeiro turno está marcado para o dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, os governadores dos estados e um terço dos senadores; além de toda bancada de deputados federais, estaduais e distritais.

No caso do cargo de presidente da República e de governador, havendo segundo turno, os eleitores voltarão às urnas em 30 de outubro.

Assim como sempre acontece, a votação vai começar às 8h e encerrar às 17h. Mas este ano tem uma novidade. A votação vai acontecer, em todo o país, pelo horário de Brasília. Ou seja, independentemente do fuso horário, o início e encerramento da votação vai acontecer simultaneamente em todos os estados.

Quem quiser mudar o local onde vota ou pretenda revisar informações do cadastro eleitoral tem prazo até o dia 4 de maio para solicitar à Justiça Eleitoral. Esse também é o prazo para quem tem mais de 18 anos, e ainda não possui título eleitoral, solicitar a emissão do documento pelo sistema TítuloNet.

Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida que queiram votar em outra seção ou local de votação devem informar essa necessidade à Justiça Eleitoral entre os dias 18 de julho e 18 de agosto.

No período entre 3 de março e 1º de abril, acontece a janela partidária, que é quando deputados federais, estaduais e distritais podem trocar de partido para concorrer às eleições, sem perder o mandato.

Em 15 de maio, pré-candidatos poderão iniciar a campanha de arrecadação prévia de recursos na modalidade de financiamento coletivo. Mas eles ainda não poderão pedir votos e precisam obedecer às regras da propaganda eleitoral na internet.

Já a realização de comícios, distribuição de material gráfico, caminhadas ou propagandas na internet só é permitida a partir do dia 16 de agosto.

Edição: Sâmia Mendes/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Saúde

Chegam mais doses da vacina para crianças; estados começam imunização

Chegou ao Brasil neste domingo (16) mais uma remessa da vacina Pfizer para a imunização de crianças a partir de cinco anos. O novo lote, com 1,2 milhão de doses desembarcaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, pela manhã.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro segue testando para covid-19

O  estado do Rio de Janeiro está ampliando sua rede de testagem para Covid. A expectativa do governo é oferecer 5 mil e 800 testes por dia, já a partir desta segunda-feira (17).

Baixar arquivo
Educação

Reaplicação do Enem 2021 termina neste domingo

Hoje (16) é o segundo dia de reaplicação de provas para os candidatos do  Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, 2021 em todo o país. Os estudantes vão responder a 90 questões de ciências da natureza e matemática. 

Baixar arquivo
Saúde

Covid: Rio de Janeiro começa vacinação de crianças nesta segunda

A meta é vacinar cerca de 1,5 milhão de crianças, entre 5 a 11 anos, contra a covid.

Baixar arquivo
Saúde

Estado do RJ registra novo recorde de casos de covid em 2022

Foram confirmados nesta sexta-feira (14) mais de 16 mil casos. Até então, o maior número de diagnósticos positivos neste início de ano tinha sido registrado no dia anterior, com mais de 12.800 ocorrências.

Baixar arquivo
Saúde

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam 135% no Brasil

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Brasil deram um salto de 135% quando comparadas as três últimas semanas de novembro do ano passado com os últimos 21 dias.

Baixar arquivo