Sem previsão de alta, Bolsonaro está estável após internação em SP

Publicado em 03/01/2022 - 13:59 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Ainda sem previsão de alta, o presidente Jair Bolsonaro segue estável, depois que deu entrada no hospital Vila Nova Star, zona sul da capital paulista, nesta segunda-feira. A equipe médica ainda vai avaliar a necessidade de uma cirurgia, depois que Bolsonaro interrompeu as férias devido a um mal-estar causado por uma nova obstrução intestinal.

Segundo boletim médico do hospital, o presidente apresentou um quadro chamado “suboclusão intestinal”, em outras palavras, uma obstrução que impede a passagem dos alimentos digeridos. O mesmo boletim informou que o presidente está estável e segue acompanhado pela equipe do médico Antônio Macedo. Em nota, o Palácio do Planalto também cita que o presidente passa bem e aguarda a realização de exames.

Em postagem nas redes sociais, o próprio presidente Bolsonaro publicou uma foto, em que aparece internado, e citou que o médico Antônio Macedo retornou ao Brasil ainda nesta segunda. Macedo é quem acompanha a saúde do presidente e o responsável pelas cirurgias intestinais, desde que Bolsonaro recebeu uma facada durante a campanha para as eleições presidenciais, em 2018.

Na mesma publicação, Jair Bolsonaro cita que deu entrada por volta das 3h e que os médicos do hospital colocaram uma sonda nasogástrica - do nariz até o estômago, para alimentação. Segundo o presidente, ele ainda deve ser submetido a mais exames para a avaliação de uma “possível cirurgia” de desobstrução do intestino.

Na mesma mensagem, no perfil oficial, o presidente Bolsonaro cita que esta é a segunda vez em que ele fica internado, com os mesmos sintomas de obstrução – a primeira foi em julho de 2021. Segundo ele, são consequências da facada, incluindo quatro grandes cirurgias pelas quais ele já se submeteu.

O presidente Jair Bolsonaro estava de férias no litoral de Santa Catarina, desde o fim de dezembro, onde passou a virada do ano, ao lado da primeira-dama, Michele Bolsonaro, e familiares. A previsão de retorno a Brasília era esta terça-feira.

Edição: Leila Santos/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Saúde

Chegam mais doses da vacina para crianças; estados começam imunização

Chegou ao Brasil neste domingo (16) mais uma remessa da vacina Pfizer para a imunização de crianças a partir de cinco anos. O novo lote, com 1,2 milhão de doses desembarcaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, pela manhã.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro segue testando para covid-19

O  estado do Rio de Janeiro está ampliando sua rede de testagem para Covid. A expectativa do governo é oferecer 5 mil e 800 testes por dia, já a partir desta segunda-feira (17).

Baixar arquivo
Educação

Reaplicação do Enem 2021 termina neste domingo

Hoje (16) é o segundo dia de reaplicação de provas para os candidatos do  Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, 2021 em todo o país. Os estudantes vão responder a 90 questões de ciências da natureza e matemática. 

Baixar arquivo
Saúde

Covid: Rio de Janeiro começa vacinação de crianças nesta segunda

A meta é vacinar cerca de 1,5 milhão de crianças, entre 5 a 11 anos, contra a covid.

Baixar arquivo
Saúde

Estado do RJ registra novo recorde de casos de covid em 2022

Foram confirmados nesta sexta-feira (14) mais de 16 mil casos. Até então, o maior número de diagnósticos positivos neste início de ano tinha sido registrado no dia anterior, com mais de 12.800 ocorrências.

Baixar arquivo
Saúde

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam 135% no Brasil

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Brasil deram um salto de 135% quando comparadas as três últimas semanas de novembro do ano passado com os últimos 21 dias.

Baixar arquivo