Ministério da Economia faz levantamento: A Mulher no Orçamento 2021

Publicado em 07/02/2022 - 13:16 Por Daniella Longuinho* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

79 ações da Lei Orçamentária Anual de 2021 foram identificadas pelo Ministério da Economia como parte do esforço governamental de promoção de políticas públicas destinadas às mulheres. 

Pela primeira vez, o poder executivo federal realizou o levantamento intitulado ‘A Mulher no Orçamento 2021’, embora desde 2005, a partir de demanda da sociedade civil por maior transparência das despesas públicas, o Senado Federal passou a divulgar nas consultas temáticas do Siga Brasil o chamado ‘Orçamento da Mulher’. Além disso, iniciativas feitas anteriormente no Plano Plurianual também trataram sobre o tema. 

As medidas somam aproximadamente R$ 236 bilhões em valores empenhados em seis áreas: saúde, educação, proteção social, autonomia econômica, acesso a direitos e combate à violência contra as mulheres.

Marcelo Prudente, Coordenador-Geral de Estudos de Políticas Públicas do Ministério da Economia, explica que parte desse valor atende indistintamente homens e mulheres, embora afetem principalmente o público feminino. 

O levantamento mostra que desde os anos 1990 organizações intergovernamentais desenvolvem projetos direcionados a orçamentos sensíveis a gênero, destinados a democratizar e repensar o gasto público com meninas e mulheres. 

A partir dessa necessidade, todos os países que tentam classificar esse tipo de gastos constroem agendas de análise, fase que o Brasil deve implementar a partir dos próximos relatórios, como informou Marcelo Prudente, do Ministério da Economia.

Questões relacionadas a quais gastos podem ser ampliados, quais políticas precisam ser aprimoradas e como o Estado está financiando políticas para as mulheres são parte do debate a ser construído a partir desse relatório, O documento também tem como proposta estruturar ações para combater as desigualdades entre homens e mulheres. 

* Com produção de Ariane Póvoa

Edição: Nádia Faggiani / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: pelo menos 50 mil soldados russos morreram na Ucrânia

A contagem foi feita pela BBC, em parceria com um grupo de mídia independente e voluntários. Do lado ucraniano, estima-se que são 31 mil mortos.
E mais: a exatos 100 dias da Olimpíada de Paris, entidades denunciam a expulsão de imigrantes da capital francesa.

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: CBF sorteia duelos da 3ª fase da Copa do Brasil

Confira também os jogos da 2ª rodada do Brasileirão. Rádio Nacional transmite Flamengo x São Paulo, às 21h30, nesta quarta-feira (17). 

Baixar arquivo