Brasil tem mais de 1,1 milhão novos eleitores até 18 anos, diz TSE

Publicado em 21/04/2022 - 19:38 Por Kariane Costa, da Rádio Nacional - Brasília

De acordo com o TSE, de janeiro a março deste ano, o Brasil ganhou mais de 1,1 milhão novos eleitores na faixa etária de 15 a 18 anos.

Em 2018 e 2014, foram emitidos poucos mais de 850 mil novos títulos, em cada período das eleições gerais.

Helena Benedetti faz 16 anos em junho. Ela, que foi incentivada pela família para emitir o documento, está animada para votar pela primeira vez. A estudante diz que tentou animar colegas a votarem também.

Para o cientista politico Leonel Cupertino, o aumento do interesse dos jovens em curto espaço de tempo se deve a uma campanha no ambiente das redes sociais por artistas e influenciadores digitais. Ele também destaca a modernização do TSE e a facilidade em tirar o título.

Ele avalia que hoje o debate politico está presente enquanto pauta de discussão na juventude.

No Brasil, o voto é facultativo para os adolescentes de 16 e 17 anos. Para votar ainda em 2022, o jovem pode pedir a emissão do título até o dia 4 de maio. Essa também é a data limite que o eleitor tem para transferir o domicílio eleitoral e regularizar eventuais pendências com a Justiça Eleitoral.

Lembrando que para emitir a primeira via do título eleitoral é muito simples, não precisa sair de casa. Basta acessar o site do TSE (na aba "Autoatendimento do eleitor").

Edição: Luiz Cláudio Ferreira

Últimas notícias
Economia

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo
Geral

Marco Civil da Internet completa dez anos e norteia outras leis

Entre os princípios do Marco Civil, estão a garantia da liberdade de expressão, a proteção da privacidade e dos dados pessoais e a neutralidade da rede. Propagação das Fake News impõe outros desafios à legislação, como a regulação das redes sociais.

Baixar arquivo
Educação

Leitura pode reduzir pena na prisão, mas acesso ainda é restrito

Uma pesquisa do CNJ divulgada em outubro do ano passado mostrou que o acesso à leitura ainda é restrito nas prisões. Cerca de 30% das unidades prisionais no país não têm bibliotecas ou espaços de leitura.

Baixar arquivo
Esportes

Confira as partidas de futebol desta terça-feira

Pela Copa Sul-Americana, o Cruzeiro enfrentar a União La Calera, o Cuiabá enfrenta o Deportivo Garcilaço, e o Corinthians enfrenta o Argentinos Juniors.

Baixar arquivo