Câmara dos Deputados elege novos membros da mesa diretora

Publicado em 25/05/2022 - 19:55 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O deputado Lincoln Portela, do PL de Minas Gerais, foi eleito nessa quarta-feira para o cargo de vice-presidente da Câmara dos Deputados. O cargo estava vago desde segunda-feira, quando Artur Lira destituiu o deputado que ocupava a vaga.

Lincoln Portela, teve 232 dos 406 votos registrados. Além dele, havia outras duas vagas abertas na mesa diretora, que agora estão ocupadas por Odair Cunha, do PT de Minas Gerais, e pela deputada Geovania de Sá, do PSDB de Santa Catarina.

As vagas estavam abertas porque, de acordo Artur Lira, o regimento da Câmara prevê que deputados que mudarem de legenda partidária devem perder automaticamente o cargo que ocupam.

Marcelo Ramos deixou o PL foi para o PSD, Marilia Arraes deixou o PT e foi para o Solidariedade e Rose Modesto deixou o PSDB e foi para o União Brasil.

Ao cumprimentar os novos membros da mesa diretora, o presidente da casa, Arthur Lira, disse que a decisão de uma nova votação foi para atender o regimento interno e negou qualquer outra motivação.

A interpretação do regimento da Câmara, no entanto, não foi consensual. O ex vice-presidente da mesa diretora, deputado Marcelo Ramos, acusou Artur Lira de ter tomado uma decisão política ao assinar sua destituição. Segundo ele não foi uma decisão regimental e nem jurídica. Mas sim porque Ramos vinha fazendo criticas públicas ao governo.

Edição: Jacson Segundo / GT Passos

Últimas notícias
Economia

Doação de pessoa para campanha via PIX só pode ser feita pelo CPF

A decisão por unanimidade foi do plenário do Tribunal Superior Eleitoral na sessão desta sexta-feira.

Baixar arquivo
Saúde

Novos casos de Varíola dos Macacos foram confirmados no Rio de Janeiro

Com isso subiu para treze o número de notificações oficiais, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde.

Baixar arquivo
Internacional

Terremoto de magnitude 6,0 deixa pelo menos cinco mortos no Irã

O Irã está localizado à beira de várias placas tectônicas e é atravessado por falhas. O que faz o país ter uma alta atividade sísmica.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: os programas de calouros

O primeiro programa de calouros do rádio brasileiro, A Hora dos Calouros, foi criado na Rádio Cruzeiro do Sul, em São Paulo. Os concursos faziam as audiências aumentarem consideravelmente e, junto com elas, as verbas publicitárias.

Baixar arquivo
Saúde

Biomédicos estão autorizados a prescrever suplementos alimentares

Três categorias de biomédicos estão autorizados a prescrever suplementos alimentares: os profissionais habilitados em Acupuntura, Biomedicina Estética ou em Fisiologia do Esporte e da Prática do Exercício Físico. Antes, apenas médicos, nutricionistas e farmacêuticos tinham liberação para indicar esses produtos.

Baixar arquivo