Partidos podem receber valores para campanha por vaquinhas virtuais

Prática chamada de crowdfunding está autorizada pelo TSE desde domingo

Publicado em 16/05/2022 - 08:08 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Partidos e pré-candidatos podem, a partir deste domingo15 de maio, arrecadar dinheiro para a campanha, por financiamento coletivo na internet, que também é conhecido como crowdfunding, ou ainda “vaquinha virtual”.

Essa opção de doação está autorizada desde a reforma eleitoral de 2017, e já valeu nas Eleições Gerais de 2018 e nas Municipais de 2020.

A advogada especialista em Direito Eleitoral, Marluce de Paula, adverte que toda a contribuição é registrada e o dinheiro precisa ser usado exclusivamente para as despesas da campanha eleitoral.

Para arrecadar recursos pela vaquinha virtual, os partidos e pré-candidatos devem estar atentos às regras do TSE, o Tribunal Superior Eleitoral. Uma delas é a prestação de contas à Justiça Eleitoral de todos os valores arrecadados. Outro critério é contratar empresas aprovadas e registradas no TSE para realizar esse tipo de serviço, como explica o consultor legislativo do Senado, Victor Marcel.

Lembrando que empresas não podem contribuir, apenas pessoas físicas podem fazer esse tipo de doação. E para cada contribuição, é preciso recibo, para o controle do Ministério Público e da Justiça Eleitoral.

Caso o pré-candidato desista da candidatura, o dinheiro é devolvido a cada doador, descontada a taxa administrativa da plataforma de arrecadação.

Edição: Paula de Castro Ribeiro / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Cantareira vai a 40% do nível de água e entra em estado de alerta

Sabesp informou que ainda não há risco de desabastecimento. Sistema é composto por seis mananciais que, juntos, estão operando com 54% da capacidade.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas: 40 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Alagoas

As fortes chuvas que caíram em Alagoas a partir da madrugada deste sábado (02) deixaram 40 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas.

Baixar arquivo
Economia

Mercado de aviação cresce no Brasil, mas segue abaixo da pré-pandemia

Ao todo, 6 milhões e 400 mil passageiros voaram no mercado doméstico brasileiro em maio deste ano. O número representa 10% menos que o mês de maio de 2019, ou seja, antes da pandemia. 

Baixar arquivo
Internacional

Portugal vai criar novo visto de trabalho a brasileiros no país

Em visita ao Rio de Janeiro, neste sábado (02), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, citou a proposta que cria um novo visto de trabalho para brasileiros.

Baixar arquivo
Geral

Cristo Redentor ganha iluminação especial na cor laranja

O tom escolhido para irradiar o icônico ponto turístico faz uma alusão ao Dia Municipal de Redução do Risco de Desastres.

Baixar arquivo
Economia

Doação de pessoa para campanha via PIX só pode ser feita pelo CPF

A decisão por unanimidade foi do plenário do Tribunal Superior Eleitoral na sessão desta sexta-feira.

Baixar arquivo