Senado aumenta a punição para o crime de injúria racial em eventos

Publicado em 18/05/2022 - 22:55 Por Kariane - Brasília

O senado aprovou na noite desta quarta-feira aumento da punição para quem comete o crime de injúria racial em eventos esportivos, religiosos e humorísticos. 

A proposta eleva a pena para dois a cinco anos de reclusão. O Código Penal hoje prevê de um a três anos de reclusão para a injúria com elementos referentes a raça, cor, etnia, religião e origem.

O texto volta para a análise dos deputados, pois sofreu alteração.

 O relator no Senado, Paulo Paim do PT do Rio Grande do Sul previu ainda que o condenado por esse tipo de crime será proibido de frequentar os locais destinados a eventos esportivos e culturais por três anos.

O projeto também prevê aplicação de injúria para quem agir com violência contra manifestações e práticas religiosas. 

Edição: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo