TCU aprova a privatização da Eletrobras

O governo federal vai privatizar a empresa na forma de capitalização

Publicado em 18/05/2022 - 19:56 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Tribunal de Contas da União formou maioria a favor da privatização da Eletrobras nesta quarta-feira.

O julgamento foi suspenso no final de abril após pedido de vistas do ministro revisor do caso, Vital do Rêgo. Ao retomar o voto hoje, Vital do Rêgo afirmou que o processo apresenta ilegalidades e defendeu a correção delas antes de seguir com a venda da companhia.

Entre as supostas ilegalidades está uma suposta subavaliação do valor da hidrelétrica de Itaipu e possíveis ilegalidades no cálculo realizado para definir o valor das ações da empresa.

Segundo o ministro Vital do Rêgo, as irregularidades podem causar uma perda de, no mínimo, R$ 40 bilhões.

Mas todos os outros ministros até o momento votaram a favor da privatização na forma como foi apresentada pelo relator da matéria, o ministro Aroldo Cedraz.

O ministro Bruno Dantas argumentou que o papel do TCU é manter a isonomia entre os investidores e não determinar o valor mínimo das ações.

O governo optou por realizar a privatização na forma de uma capitalização. Serão ofertadas novas ações da Eletrobras na bolsa de valores, de forma que a União deixará de ser a acionista controladora da empresa.

Uma vez autorizada pelo TCU, o executivo poderá colocar a companhia à venda. Segundo o presidente da estatal, Rodrigo Limp, a desestatização pode ser concluída até agosto deste ano.

Edição: Jacson Segundo / GT Passos

Últimas notícias
Política

Semana na Câmara terá discussão da PEC que aumenta Auxílio Brasil

Expectativa é que os deputados analisem a PEC que prevê o aumento do Auxílio Brasil, cria o voucher caminhoneiro,um auxílio a taxistas e amplia valor do auxílio gás.

Baixar arquivo
Saúde

DF tem primeiro caso confirmado da varíola dos macacos

Paciente, que não teve a identidade revelada, é um homem na faixa etária de 30 a 39 anos, com histórico de viagem para a Europa.

Baixar arquivo
Geral

Alagoas: já são 50 cidades em situação de emergência devido às chuvas

De acordo com o último balanço divulgado pela Defesa Civil, há 40 mil pessoas desalojadas e desabrigadas, que estão sendo levadas para escolas, ginásios e prédios públicos. 

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: os programas femininos

Com a popularização do rádio nos anos 30, as emissoras precisavam apresentar uma programação mais elaborada e atraente. Surgiram, então, os programas segmentados e, entre eles, os que eram dedicados ao público mais ativo e fiel do rádio, o feminino.

Baixar arquivo
Geral

Cantareira vai a 40% do nível de água e entra em estado de alerta

Sabesp informou que ainda não há risco de desabastecimento. Sistema é composto por seis mananciais que, juntos, estão operando com 54% da capacidade.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas: 40 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Alagoas

As fortes chuvas que caíram em Alagoas a partir da madrugada deste sábado (02) deixaram 40 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas.

Baixar arquivo