Congresso discute alternativas para a crise dos preços de combustíveis

Publicado em 21/06/2022 - 22:16 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Congresso continua discutindo alternativas para a crise dos preços de combustíveis no Brasil.

Nesta terça-feira, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco disse estar aberto a debater qualquer proposta que diminua o impacto dos preços da gasolina, etanol e diesel, mas defendeu que o caminho seja a discussão de um  projeto que cria a conta de estabilização, matéria que já foi aprovada pelo Senado e aguarda análise da Câmara desde março.

Pacheco defendeu ainda que a solução do impasse sobre os preços dos combustíveis  não tenha interferência do governo na Petrobras. Entre as proposta está a conta estabilização.

A conta de estabilização a que Pacheco se refere é a proposta que cria regras para estabilização dos preços de combustíveis, uma espécie de um sistema de bandas de preços, que limita a variação, e uma conta federal para financiar essa ferramenta.

Além disso, estabelece um auxílio de até R$ 300 mensais para motoristas autônomos de baixa renda.

O presidente da Câmara Arthur Lira vem defendendo publicamente uma mudança na Lei das estatais, em que, segundo ele, possa permitir um entendimento maior entre as empresas e o governo.

Lira que articula junto ao governo  propostas que interfiram na política de preços da Estatal e aumente a  taxação dos lucros.
 

Edição: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Economia

Conta de luz: Julho permanece com bandeira tarifária verde

Isso significa que não haverá cobrança de custo adicional. A informação foi divulgada pela Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica.

Baixar arquivo
Segurança

SP: Policiais são presos acusados de lotear área de proteção ambiental

O esquema mirava terras públicas no município de Cotia, na região metropolitana da capital paulista. A região tem cerca de 900 mil metros quadrados e é conhecida como Parque das Nascentes.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça determina que Tik Tok remova conteúdo impróprio

O Ministério da Justiça determinou que a plataforma online Tik Tok remova conteúdos impróprios para menores de 18 anos no Brasil. O documento determina que a rede social tem 72 horas para cumprir a ordem.

Baixar arquivo
Justiça

ICMS combustíveis: Gilmar Mendes marca audiência de conciliação

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes marcou a audiência de conciliação para a próxima terça-feira, às 9h, com representantes dos estados e da União para discutir a tributação do ICMS, imposto que incide sobre combustíveis.

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação contra a gripe será ampliada em todo país a partir de sábado

Toda a população, com pelo menos seis meses de idade, pode procurar um posto de saúde para receber a vacina contra a gripe.

Baixar arquivo
Esportes

Rádio Nacional transmite dois jogos neste fim de semana

Neste sábado (25), a partir das 19h, o Flamengo encara o América-MG em busca da reabilitação e de ficar mais distante do Z4. Neste domingo (26) é a vez do Clássico Vovô. A partir das 16h tem Botafogo e Fluminense.

Baixar arquivo