Deputado critica possibilidade de CPI sobre preços da Petrobras

Reginaldo Lopes diz que comissão seria uma "cortina de fumaça"

Publicado em 21/06/2022 - 16:13 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O líder do PT na Câmara, deputado Reginaldo Lopes, chamou a CPI que pretende investigar os preços da Petrobras de “cortina de fumaça”. A afirmação do deputado foi feita na saída da reunião do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, com líderes da oposição na manhã desta terça-feira (21).

Lopes defendeu que o problema dos preços dos combustíveis tem solução com mudanças na governança e na política de precificação, que leva em conta o dólar.

O deputado criticou as medidas propostas e disse que elas teriam efeito apenas provisório. Ele defendeu projetos que ataquem diretamente os preços nas bombas.

O presidente da Câmara, Arthur Lira, propõe alterações na lei das estatais para gerar "maior sinergia" entre as empresas e o governo.

Lira também defendeu uma medida provisória para tratar dos lucros das estatais e da formação dos conselhos deliberativos delas.

A pressão sobre a Petrobras cresceu depois do anúncio dos reajustes de 5% na gasolina e 14% no diesel na semana passada.

Edição: Paula Castro/ Renata Batista

Últimas notícias
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo
Saúde

INCA defende aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas

O INCA, Instituto Nacional de Câncer, divulgou posicionamento defendendo o aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas, como medida para reduzir o surgimento de novos casos de câncer no país.

Baixar arquivo
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo