TCU aprova contas do governo federal de 2021 com ressalvas

Publicado em 29/06/2022 - 19:05 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Tribunal de Contas da União aprovou nesta quarta-feira (29), com ressalvas, as contas do governo federal referentes ao ano de 2021. A decisão foi tomada por unanimidade entre os ministros da corte.

O julgamento no TCU começou com o voto do relator, ministro Aroldo Cedraz. Ele destacou que os técnicos do órgão apontaram algumas distorções na execução do orçamento do ano passado. Dentre os problemas apontados estão: o desvio de finalidades na aplicação de recursos da Seguridade Social; e a aplicação abaixo do previsto em projetos de irrigação na região Centro-Oeste.

Apesar de endossar o laudo dos técnicos do TCU, o ministro Aroldo Cedraz entendeu que essas inconsistências não são suficientes para que as contas do governo sejam reprovadas pelo tribunal.

O entendimento do relator foi acompanhado pelos demais ministros da corte. Agora, o tribunal vai enviar um parecer sobre as contas do governo para o Congresso Nacional. Aos parlamentares, caberá o julgamento final quanto à regularidade das contas do governo federal de 2021.

 

Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Justiça

No STF termina o julgamento da nova Lei de Improbidade Administrativa

O Supremo Tribunal Federal decidiu que a nova Lei de Improbidade Administrativa é válida para todos os processos em andamento. Inclusive aqueles abertos antes de ela entrar em vigor, em outubro do ano passado.

Baixar arquivo
Política

Candidatos a presidência fazem campanha em São Paulo e Minas Gerais

A Rádio Nacional acompanha as agendas dos cinco candidatos à Presidência da República mais bem posicionados na mais recente pesquisa de intenções de voto registrada no Tribunal Superior Eleitoral. E traz os detalhes em ordem alfabética.

Baixar arquivo
Geral

Anatel autoriza 5G no Rio, Palmas, Florianópolis e Vitória no dia 22/8

A Anatel autorizou, nesta quinta-feira, as operadoras de telefonia a ligarem o 5G no Rio de Janeiro, Palmas, Florianópolis e Vitória a partir da próxima segunda-feira, dia 22 de agosto.

Baixar arquivo
Esportes

Minas Quad vence Campeonato Brasileiro de Rugby de Cadeiras de Rodas

Além de definir a melhor equipe brasileira da temporada, os nomes dos atletas que vão disputar uma das 12 vagas na seleção brasileira para disputar o Mundial também foram escolhidos nessa quarta-feira.

Baixar arquivo
Geral

Cade condena empresas por cartel de gás de cozinha no Nordeste

As multas para as três empresas somam mais de R$ 640 milhões. De acordo com a condenação, divulgada nesta semana, 11 pessoas físicas também devem pagar multas que ultrapassam R$ 1,9 milhão.

Baixar arquivo
Política

TSE define ordem das propagandas eleitorais no rádio e na televisão

Horário eleitoral começa dia 26 de agosto. Quatro candidatos à presidência da República não foram incluídos no sorteio pelo TSE porque não atingiram a cláusula de barreira.

Baixar arquivo