Pacheco lê requerimentos de abertura de quatro CPIs no Senado

Publicado em 06/07/2022 - 22:13 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, leu nesta quarta-feira os requerimentos de abertura de quatro comissões parlamentares de inquérito. O ato significa que as CPIs estão autorizadas a serem instaladas na casa parlamentar.

A primeira comissão autorizada por Rodrigo Pacheco vai investigar o aumento dos índices de desmatamento e de queimadas na região da Amazônia.

Outra CPI aprovada vai apurar a relação entre o homicídio de jovens e adolescentes no território nacional com a atividade do narcotráfico nos últimos anos.

A terceira comissão parlamentar de inquérito a ser instalada no Senado vai investigar obras realizadas com dinheiro público em todo o país, e que foram abandonadas antes da conclusão. Por fim, a quarta CPI vai investigar as denúncias de propina e corrupção para que os municípios pudessem receber verbas do MEC, o Ministério da Educação.

Os trabalhos das quatro comissões só devem começar depois do período eleitoral. Essa decisão foi tomada pelo presidente do Senado após uma reunião com líderes partidários, realizada na última terça-feira. O acordo entre as lideranças tem por objetivo evitar que as CPIs sejam contaminadas pela disputa eleitoral.

Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Reclamações de serviços de telecomunicações caem 6,5% em 2022

Quase 1 milhão de reclamações foram registradas na Anatel, no 1º semestre de 2022, referentes à prestação de serviços de telefonia móvel e fixa, TV por assinatura, e banda larga fixa.

Baixar arquivo
Economia

Monitor do PIB aponta crescimento de 1,1% no 2º trimestre no Brasil

Já em relação a igual período de 2021, o indicador produzido pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas apresentou expansão 3%.

Baixar arquivo
Saúde

Covid: pesquisa da USP desvenda inflamações mesmo após saída do vírus

Descoberta deve ajudar os médicos a escolherem melhor os tratamentos para os pacientes graves, escolhendo entre tratar a infecção viral, ou, o processo inflamatório do corpo.

Baixar arquivo
Política

Após ataque hacker, sites da prefeitura do Rio seguem fora do ar

O problema está impedindo a emissão de nota fiscal eletrônica e algumas unidades de saúde não conseguem registrar pedidos de exames e consultas no sistema de regulação.

Baixar arquivo
Educação

Resultado do Fies já está disponível no site do MEC

Os alunos pré-selecionados para o Fundo de Financiamento Estudantil terão até o dia 19 de agosto para fazerem a complementação da inscrição. Lista de espera será divulgada dia 22 de agosto. 

Baixar arquivo