Presidente do Senado: instalação de CPIs deve acontecer após eleições

Objetivo é investigar irregularidades dentro do Ministério da Educação

Publicado em 05/07/2022 - 16:26 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Depois de reunião com os líderes do Senado, na manhã desta terça-feira (05), o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, afirmou que os requerimentos para abertura de CPIs, as Comissões Parlamentares de Inquérito, serão lidos em Plenário, entre esta quarta-feira (06) e quinta-feira (07).

No entanto, Pacheco salientou que, de acordo com a maioria dos líderes, a instalação das CPIs deve acontecer só depois do período eleitoral, e que este não seria o momento ideal.

O autor do requerimento de instalação de uma das CPIs, o senador Randolfe Rodrigues, da Rede do Amapá, entende que a CPI do MEC deve ser instalada imediatamente depois da leitura do requerimento, nesta quarta-feira. Caso isso não ocorra, ele promete recorrer no Supremo.

Já o senador da base do governo, Marcos Rogério, do PL de Rondônia, acha que não é o momento de se instalar CPIs, já que o período de eleições está próximo.

O requerimento da oposição para a criação de uma CPI é para investigar as denúncias de irregularidades no Ministério da Educação, durante a gestão de Milton Ribeiro. Já a base do governo cobra a instalação de outras CPIs protocoladas há mais tempo: a das Obras Inacabadas; das ONGs; do desmatamento ilegal na Amazônia e a do Crime Organizado.

Edição: Jacson Segundo / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Reclamações de serviços de telecomunicações caem 6,5% em 2022

Quase 1 milhão de reclamações foram registradas na Anatel, no 1º semestre de 2022, referentes à prestação de serviços de telefonia móvel e fixa, TV por assinatura, e banda larga fixa.

Baixar arquivo
Economia

Monitor do PIB aponta crescimento de 1,1% no 2º trimestre no Brasil

Já em relação a igual período de 2021, o indicador produzido pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas apresentou expansão 3%.

Baixar arquivo
Saúde

Covid: pesquisa da USP desvenda inflamações mesmo após saída do vírus

Descoberta deve ajudar os médicos a escolherem melhor os tratamentos para os pacientes graves, escolhendo entre tratar a infecção viral, ou, o processo inflamatório do corpo.

Baixar arquivo
Política

Após ataque hacker, sites da prefeitura do Rio seguem fora do ar

O problema está impedindo a emissão de nota fiscal eletrônica e algumas unidades de saúde não conseguem registrar pedidos de exames e consultas no sistema de regulação.

Baixar arquivo
Educação

Resultado do Fies já está disponível no site do MEC

Os alunos pré-selecionados para o Fundo de Financiamento Estudantil terão até o dia 19 de agosto para fazerem a complementação da inscrição. Lista de espera será divulgada dia 22 de agosto. 

Baixar arquivo
Geral

53% das crianças e adolescentes acessam internet apenas pelo celular

Pesquisa mostra que avançou o número de crianças e adolescentes com acesso à internet, mas os meios de acesso ao ambiente virtual revelam desigualdades profundas.

Baixar arquivo