Câmara dos Vereadores de Curitiba cassa vereador Renato de Freitas

Publicado em 05/08/2022 - 19:44 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Câmara dos Vereadores de Curitiba cassou, nesta sexta-feira, o mandato do vereador Renato de Freitas, do PT, por 24 votos a sete, e uma abstenção.

O parlamentar perdeu o mandato por quebra de decoro por ter entrado em uma Igreja, em Curitiba, junto com outros manifestantes que faziam um protesto contra o assassinato do congolês Moise Kabagambe, morto em um quiosque no Rio de Janeiro, no início deste ano.  

Ao se defender, Renato de Freitas, que é negro, argumentou que não se tratou de uma invasão, nem de um desrespeito à Igreja Católica.

Já o vereador Mauro Ignácio, do União, argumentou que Freitas poderia ter evitado a cassação caso negociasse melhor com os colegas, e reprovou a ação do parlamentar.  

O vereador do Solidariedade, Alexandre Leprevost, argumentou que não havia outra possibilidade de uma punição mais branda.   

Apesar de criticar a ação do grupo que protestou dentro da Igreja, a Arquidiocese de Curitiba se manifestou contra a cassação, motivo pelo qual o vereador Professor Euler, do MDB, votou contra a perda do mandato do petista.

Com a decisão da Câmara Municipal, Renato de Freitas perde os direitos políticos pelos próximos 10 anos. A defesa afirma que vai recorrer à Justiça.

Edição: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Dia D de vacinação ocorre neste sábado em todo país

Diante da ameaça do retorno de doenças já erradicadas, este sábado é o Dia D para atualizar a caderneta de vacinação nos menores de 15 anos e vacinar as crianças menores de 5 anos contra a poliomielite.

Baixar arquivo
Geral

Força-tarefa fiscaliza veículos, postos e instaladoras de kits GNV

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis divulgou balanço da operação realizada para fiscalizar veículos que abastecem com gás natural veicular nos postos do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Cultura

Festival de Música da EBC têm inscrições abertas até 31 de agosto

Em comemoração ao centenário do rádio no país, a Empresa Brasil de Comunicação promove o Festival de Música 100 anos de Rádio no Brasil com inscrições gratuitas.

Baixar arquivo
Política

Eleições tem recorde proporcional de candidatos indígenas

As eleições deste ano terão o maior percentual de candidatos indígenas desde 2014. São 176 candidatos autodeclarados indígenas que devem concorrer a um cargo político, o que representa 0,6% do eleitorado.

Baixar arquivo
Geral

Caixa paga parcela do Auxílio Brasil para pessoas com NIS final 9

A Caixa Econômica Federal paga, nesta sexta-feira, a parcela de agosto do Auxílio Brasil aos beneficiários com Número de Inscrição Social, o NIS, de final 9.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

MCTI investe em pesquisa para transplante de órgãos suínos em humanos

O processo é chamado de xenotransplante e atualmente utiliza porcos geneticamente modificados para pesquisas. De acordo com especialistas, talvez seja possível a utilização em humanos de rins, coração, fígado, além de enxerto de pele. 

Baixar arquivo