Doze candidatos vão concorrer à presidência nas eleições deste ano

Publicado em 05/08/2022 - 21:49 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Doze chapas vão concorrer nas eleições deste ano para a presidência da República. Os nomes foram lançados pelos partidos nas convenções nacionais, que têm prazo até a meia-noite desta sexta-feira para serem realizadas, segundo o calendário do Tribunal Superior Eleitoral.

Na sexta-feira o União Brasil lançou o nome da senadora Soraya Thronicke ao Palácio do Planalto, com Marcos Cintra como o vice dela na chapa. Além disso, o PDT escolheu a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, como a vice candidata de Ciro Gomes; e o PTB oficializou o Padre Kelmon Luís da Silva Souza como o vice na chapa liderada por Roberto Jefferson.

Das chapas completas que já foram anunciadas, três já fizeram o registro no TSE. São elas: Felipe D’Ávila e Tiago Mitraud, do Partido Novo; Léo Péricles e Samara Martins, do Unidade Popular; Sofia Manzano e Antonio Alves, do PCB; e Pablo Marçal e Fátima Pérola Neggra, do Pros.

As outras chapas completas anunciadas em convenções são: Lula e Geraldo Alckmin, que reúne PT e PSB; o presidente Jair Bolsonaro, do PL, que desta vez tem o general Braga Neto como vice; Vera Lúcia do PSTU, que tem Kunã Yporã de vice; e Simone Tebet, do MDB, que terá a tucana Mara Gabrilli como vice. Até o início da noite desta sexta o partido Democracia Cristã ainda não havia definido o vice de José Maria Eymael.

Encerrado o prazo das convenções, os partidos têm até 15 de agosto para o registro no TSE. No dia seguinte, 16, terá início o período da campanha eleitoral em todo o país.

Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo