Doze candidatos vão concorrer à presidência nas eleições deste ano

Publicado em 05/08/2022 - 21:49 Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Doze chapas vão concorrer nas eleições deste ano para a presidência da República. Os nomes foram lançados pelos partidos nas convenções nacionais, que têm prazo até a meia-noite desta sexta-feira para serem realizadas, segundo o calendário do Tribunal Superior Eleitoral.

Na sexta-feira o União Brasil lançou o nome da senadora Soraya Thronicke ao Palácio do Planalto, com Marcos Cintra como o vice dela na chapa. Além disso, o PDT escolheu a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, como a vice candidata de Ciro Gomes; e o PTB oficializou o Padre Kelmon Luís da Silva Souza como o vice na chapa liderada por Roberto Jefferson.

Das chapas completas que já foram anunciadas, três já fizeram o registro no TSE. São elas: Felipe D’Ávila e Tiago Mitraud, do Partido Novo; Léo Péricles e Samara Martins, do Unidade Popular; Sofia Manzano e Antonio Alves, do PCB; e Pablo Marçal e Fátima Pérola Neggra, do Pros.

As outras chapas completas anunciadas em convenções são: Lula e Geraldo Alckmin, que reúne PT e PSB; o presidente Jair Bolsonaro, do PL, que desta vez tem o general Braga Neto como vice; Vera Lúcia do PSTU, que tem Kunã Yporã de vice; e Simone Tebet, do MDB, que terá a tucana Mara Gabrilli como vice. Até o início da noite desta sexta o partido Democracia Cristã ainda não havia definido o vice de José Maria Eymael.

Encerrado o prazo das convenções, os partidos têm até 15 de agosto para o registro no TSE. No dia seguinte, 16, terá início o período da campanha eleitoral em todo o país.

Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Dia D de vacinação ocorre neste sábado em todo país

Diante da ameaça do retorno de doenças já erradicadas, este sábado é o Dia D para atualizar a caderneta de vacinação nos menores de 15 anos e vacinar as crianças menores de 5 anos contra a poliomielite.

Baixar arquivo
Geral

Força-tarefa fiscaliza veículos, postos e instaladoras de kits GNV

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis divulgou balanço da operação realizada para fiscalizar veículos que abastecem com gás natural veicular nos postos do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Cultura

Festival de Música da EBC têm inscrições abertas até 31 de agosto

Em comemoração ao centenário do rádio no país, a Empresa Brasil de Comunicação promove o Festival de Música 100 anos de Rádio no Brasil com inscrições gratuitas.

Baixar arquivo
Política

Eleições tem recorde proporcional de candidatos indígenas

As eleições deste ano terão o maior percentual de candidatos indígenas desde 2014. São 176 candidatos autodeclarados indígenas que devem concorrer a um cargo político, o que representa 0,6% do eleitorado.

Baixar arquivo
Geral

Caixa paga parcela do Auxílio Brasil para pessoas com NIS final 9

A Caixa Econômica Federal paga, nesta sexta-feira, a parcela de agosto do Auxílio Brasil aos beneficiários com Número de Inscrição Social, o NIS, de final 9.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

MCTI investe em pesquisa para transplante de órgãos suínos em humanos

O processo é chamado de xenotransplante e atualmente utiliza porcos geneticamente modificados para pesquisas. De acordo com especialistas, talvez seja possível a utilização em humanos de rins, coração, fígado, além de enxerto de pele. 

Baixar arquivo