Prazo para convenções partidárias termina nesta sexta-feira

Publicado em 04/08/2022 - 23:26 Por Raquel Mariano - Rádio Nacional - Brasília

O prazo final para os partidos realizarem as convenções para a escolha dos candidatos acaba nesta sexta-feira. E, até o momento, o Brasil tem 11 pessoas que devem disputar a vaga para a Presidência da República, mas esse número ainda pode mudar.

A senadora Soraya Thronicke, por exemplo, foi anunciada como pré-candidata do União Brasil nesta semana, depois da desistência de Luciano Bivar. A convenção partidária que deve formalizar a candidatura acontece nesta sexta, em São Paulo.

Quatro chapas já fizeram o pedido de registro ao Tribunal Superior Eleitoral: Felipe D’Ávila e Tiago Mitraud, do Partido Novo; Léo Péricles e Samara Martins, do Unidade Popular; Pablo Marçal e Fátima Pérola Neggra, do PROS; e Sofia Manzano e Antonio Alves, do PCB.

As outras chapas completas anunciadas em convenções são Lula e Geraldo Alckmin, que reúne PT e PSB; o presidente Jair Bolsonaro, do PL, que desta vez tem o general Braga Neto como vice; Vera Lúcia do PSTU, que tem Kunã Yporã de vice; e Simone Tebet, do MDB, que terá a tucana Mara Gabrilli como vice.

Ciro Gomes, do PDT, o primeiro a ter a candidatura oficializada, ainda não definiu o nome do candidato a vice-presidente. José Maria Eymael, do Democracia Cristã; e Roberto Jefferson, do PTB, também estão nessa situação.

André Janones, que havia sido oficializado pelo Avante, anunciou nesta quinta-feira a desistência da candidatura para apoiar a chapa do ex-presidente Lula.

Encerrado o prazo das convenções, os partidos têm até 15 de agosto para o registro no Tribunal Superior Eleitoral. No dia seguinte, 16, começam pra valer a campanha eleitoral

*Com informações do repórter Daniel Ito

Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Direitos Humanos

Rio lança o "Ouvidoria Mulher" para vítimas de violência doméstica

O serviço, lançado nesta quarta-feira (10),  faz parte das ações do Ministério Público do Estado, para marca o mês de agosto, em que se comemora os 16 anos da Lei Maria da Penha.

Baixar arquivo
Geral

PF faz ação contra organização que fraudava planos de saúde no RJ

Os investigadores estimam que em cinco anos, a partir de 2014, a gestão de uma operadora de plano de saúde de servidores públicos causou um prejuízo da ordem de R$ 664 milhões.

Baixar arquivo
Geral

PF prende homem acusado de roubar bitcoins nos EUA

Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão; e um mandado de prisão preventiva na cidade de Imperatriz, sul do estado.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Lei em Salvador dará multa para quem intimidar mulheres na cidade

Ela estabelece sanções para quem cometer assédio contra mulheres, ou que as exponham publicamente a qualquer tipo de constrangimento, no âmbito da incidência, ou não, da Lei Maria da Penha.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça aceita denúncia contra dona de asilo por maus-tratos

Vanessa da Silva Ferro de Souza é proprietária e administradora da casa de repouso para idosos Laço de Ouro, na zona oeste do Rio, onde um paciente da instituição morreu.

Baixar arquivo
Esportes

Etapa do Taiti define últimas vagas para Finals do Circuito de Surfe

Filipe Toledo, que lidera o ranking mundial, competirá na quarta bateria da primeira fase

Baixar arquivo