Os governadores dos estados e do Distrito Federal começaram, nesta terça-feira, uma rodada de reuniões preparatórias para um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, marcado para o fim do mês.
O primeiro a ter uma audiência com Lula foi o governador da Paraíba e presidente do Consórcio Nordeste, João Azevêdo. Ele disse que o presidente queria saber quais eram as prioridades do estado.
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que, nessas reuniões preparatórias, a ideia é mesmo entender o que é prioritário. Padilha acrescentou outros temas já identificados pelos estados.
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, considera que um dos temas urgentes é a renegociação das dívidas dos estados. De acordo com ele, o regime fiscal estabelecido em 2020 para negociar as dívidas tira, todos os anos, 10 bilhões de reais do cofre do Rio. Castro sugeriu reduzir o valor e aumentar a quantidade das prestações.
Mas o ministro Alexandre Padilha disse que o governo federal ainda não tem planos para flexibilizar o pagamento das dívidas dos estados.
Na noite dessa segunda-feira, Lula se reuniu com representantes de todos os estados e do Distrito Federal, para discutir ações para evitar atos golpistas, como os que ocorreram domingo. O encontro para que os governos estaduais apresentem suas prioridades ao presidente já estava marcado desde o fim do ano passado e será no dia 27 de janeiro.