Flávio Dino percorre 3 estados do nordeste para lançar Pronasci 2

Programa busca consolidar o Sistema Único de Segurança Pública

Publicado em 29/05/2023 - 16:33 Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís

Nesta segunda-feira (29), o Ministro da Justiça, Flávio Dino, está percorrendo três estados para lançamento de mais uma etapa do Pronasci 2: Alagoas, Sergipe e Bahia.  Na primeira parada, em Maceió, Dino reforçou que o lançamento estadual do Programa é mais um passo para a consolidação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp).

O sistema prevê o compartilhamento de dados, operações e colaborações nas estruturas federal, estadual e municipal de segurança. Com as novas regras, os órgãos de segurança pública serão integrados para atuar de forma cooperativa. Na prática, o governo federal quer realizar, na segurança, a experiência positiva do Ministério da Saúde, com a criação do SUS.

Criado em 2007 pelo governo federal e relançado em março deste ano, como Pronasci 2, o Programa vem ganhando ações práticas nos estados onde o Ministério da Justiça está fazendo a entrega de equipamentos, recursos e serviços para o fortalecimento da segurança pública. 

Durante a coletiva em Alagoas, Flávio Dino cobrou maior agilidade dos governadores em apresentarem propostas para aplicação dos recursos de cerca de 4 bilhões de reais que estavam represados quando ele assumiu a pasta.

Após a passagem por Maceió, o Ministro Flávio Dino visitou as cidades de Aracaju e Salvador,  para dar continuidade às ações do Pronasci 2 no Nordeste.  Foram entregues viaturas, drones, motos, equipamentos e individuais de segurança. Também foi anunciada a construção de novas unidades da Casa da Mulher Brasileira, órgão que auxilia no enfrentamento aos casos de violência de gênero.

Edição: Leila dos Santos / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Geral

Mais de 20 instituições federais de ensino estão em greve

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior recusou a proposta do governo de reajuste de 4,5% no ano que vem e também em 2026. Mas sem reajuste para 2024.

Baixar arquivo
Internacional

Lula cobra desculpas do Equador por invasão à embaixada do México

A declaração foi dada durante a Cúpula Virtual da CELAC, Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, motivada justamente para discutir a invasão da embaixada do México, no Equador.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

Baixar arquivo
Política

Lula vai à Colômbia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo
Internacional

Economia do Brasil deve crescer 2,2%, aponta expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2,2% em 2024. O dado é o mesmo estimado pelo governo federal. A entidade divulgou, nesta terça-feira, as previsões para vários países no mundo.

Baixar arquivo
Geral

Análise de suposta bomba em aeroporto de Brasília é inconclusiva

Os dois pacotes, envolvidos em fita adesiva, foram encontrados no estacionamento dos carros de aplicativos. Os artefatos foram detonados pela Polícia.

Baixar arquivo