Flávio Dino percorre 3 estados do nordeste para lançar Pronasci 2

Programa busca consolidar o Sistema Único de Segurança Pública

Publicado em 29/05/2023 - 16:33 Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís

Nesta segunda-feira (29), o Ministro da Justiça, Flávio Dino, está percorrendo três estados para lançamento de mais uma etapa do Pronasci 2: Alagoas, Sergipe e Bahia.  Na primeira parada, em Maceió, Dino reforçou que o lançamento estadual do Programa é mais um passo para a consolidação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp).

O sistema prevê o compartilhamento de dados, operações e colaborações nas estruturas federal, estadual e municipal de segurança. Com as novas regras, os órgãos de segurança pública serão integrados para atuar de forma cooperativa. Na prática, o governo federal quer realizar, na segurança, a experiência positiva do Ministério da Saúde, com a criação do SUS.

Criado em 2007 pelo governo federal e relançado em março deste ano, como Pronasci 2, o Programa vem ganhando ações práticas nos estados onde o Ministério da Justiça está fazendo a entrega de equipamentos, recursos e serviços para o fortalecimento da segurança pública. 

Durante a coletiva em Alagoas, Flávio Dino cobrou maior agilidade dos governadores em apresentarem propostas para aplicação dos recursos de cerca de 4 bilhões de reais que estavam represados quando ele assumiu a pasta.

Após a passagem por Maceió, o Ministro Flávio Dino visitou as cidades de Aracaju e Salvador,  para dar continuidade às ações do Pronasci 2 no Nordeste.  Foram entregues viaturas, drones, motos, equipamentos e individuais de segurança. Também foi anunciada a construção de novas unidades da Casa da Mulher Brasileira, órgão que auxilia no enfrentamento aos casos de violência de gênero.

Edição: Leila dos Santos / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Saúde

Campanha de vacinação: 22% do público-alvo tomou vacina contra gripe

A meta é vacinar 75,8 milhões de pessoas. Mas até agora foram vacinadas 14,4 milhões. 

 

Baixar arquivo
Geral

Apoiadores de Bolsonaro fazem ato público no Rio de Janeiro

Os discursos de aliados do ex-presidente misturaram política e religião, em favor de Bolsonaro, do dono da rede social X, Elon Musk, e da liberdade de expressão.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra paciente com cólera em Salvador

O caso autóctone da doença – que teve origem no local onde ocorreu o diagnóstico - foi confirmado pelo Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Política

PEC do Quinquênio deve ser analisada no plenário do Senado nesta terça

A proposta de Emenda à Constituição estabelece um adicional por tempo de serviço para magistrados, integrantes do Ministério Público, advogados públicos, delegados da Polícia Federal e outras carreiras.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Mulheres vão às ruas pelo direito ao parto humanizado

Na marcha, mulheres reivindicam o direito de escolha na hora do parto e o direito ao atendimento por enfermeiras obstétricas.

Baixar arquivo
Segurança

Perfis bloqueados no X por ordem judicial ainda fazem transmissões

Isso é o que diz um relatório parcial da Polícia Federal (PF) aberto para investigar o empresário norte-americano e dono do antigo Twitter, Elon Musk. Foi constatado ainda que os perfis interagem com usuários brasileiros.

Baixar arquivo