Lula anuncia aumento do salário mínimo para R$ 1.320 em pronunciamento

Presidente também anunciou aumento da faixa de isenção do IRPF

Publicado em 01/05/2023 - 08:42 Por Ana Lúcia Caldas* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Na véspera do Dia do Trabalho, em pronunciamento em rede nacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou o novo aumento do salário mínimo e o retorno da política de valorização do mínimo.

O presidente Lula disse que vai enviar ao Congresso Nacional, nos próximos dias, um projeto que vai tornar o reajuste do mínimo acima da inflação.

Segundo o presidente, a medida faz parte do projeto do governo de recompor as conquistas perdidas pelos trabalhadores e trabalhadoras, ao longo dos últimos anos.

Lula também se comprometeu a, até o fim de seu atual mandato, em 2026, aprovar a isenção do pagamento do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil mensais.

O presidente defendeu a política de valorização do salário mínimo como um “grande instrumento de transformação social”.

Lula lembrou que a valorização do salário mínimo não é essencial apenas para quem o ganha. Ele disse que, com mais dinheiro em circulação, as vendas do comércio aumentam, a indústria produz mais, a "roda da economia" volta a girar e novos empregos são criados.

*Com informações da Agência Brasil

Edição: Leila Santos/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Geral

Apoiadores de Bolsonaro fazem ato público no Rio de Janeiro

Os discursos de aliados do ex-presidente misturaram política e religião, em favor de Bolsonaro, do dono da rede social X, Elon Musk, e da liberdade de expressão.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra paciente com cólera em Salvador

O caso autóctone da doença – que teve origem no local onde ocorreu o diagnóstico - foi confirmado pelo Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Política

PEC do Quinquênio deve ser analisada no plenário do Senado nesta terça

A proposta de Emenda à Constituição estabelece um adicional por tempo de serviço para magistrados, integrantes do Ministério Público, advogados públicos, delegados da Polícia Federal e outras carreiras.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Mulheres vão às ruas, pelo direito ao parto humanizado

Na marcha, mulheres reivindicam pelo direito de escolha na hora do parto e pelo direito ao atendimento por enfermeiras obstétricas.

Baixar arquivo
Segurança

Perfis bloqueados no X por ordem judicial ainda fazem transmissões

Isso é o que diz um relatório parcial da Polícia Federal (PF) aberto para investigar o empresário norte-americano e dono do antigo Twitter, Elon Musk. Foi constatado ainda que os perfis interagem com usuários brasileiros.

Baixar arquivo
Justiça

E-mail indica que Samarco conhecia risco de colapso em Mariana

Um e-mail enviado por um ex-executivo da mineradora inglesa BHP ao conselho de administração da Samarco está sendo utilizado pela defesa dos atingidos pela tragédia de Mariana (MG) como prova de que a empresa sabia dos riscos de rompimento da barragem.

Baixar arquivo