Lula diz que mantém posição sobre guerra na Ucrânia

Conflito foi um dos principais temas do G7, realizado no Japão

Publicado em 22/05/2023 - 08:46 Por Andréia Verdélio* - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que mantém sua posição sobre a guerra na Ucrânia. O conflito militar no país europeu, invadido pela Rússia, foi um dos temas centrais da Cúpula do G7, na qual o presidente brasileiro participou como convidado. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky também esteve no evento.

Muito questionado sobre o assunto durante uma conversa com jornalistas antes de embarcar para o Brasil, o presidente respondeu que não foi ao G7 para discutir a guerra. Afirmou que foi debater economia e questões climáticas, e que há um foro específico, a Organização das Nações Unidas, para resolver o conflito entre russos e ucranianos.

Outro assunto que o presidente brasileiro comentou foi uma política unificada dos países amazônicos em relação ao meio ambiente. Na avaliação de Lula, é preciso uma política séria, que envolva também os povos indígenas, para evitar o desmatamento e garantir a sobrevivência das 28 milhões de pessoas que vivem na região.

Lula ainda manifestou solidariedade com o jogador brasileiro Vinicius Junior, do Real Madrid. O atleta foi vítima de mais uma ação racista em um estádio espanhol nesse domingo. Durante a derrota do Real Madri para o Valencia por 1 a 0, no Estádio Mestalla, casa dos adversários, Vinicius Júnior escutou insultos racistas vindos das arquibancadas. Pelas redes sociais, o jogador lembrou que esta não foi a primeira vez que ele foi vítima de ofensas, mas que é forte e vai até o fim contra os racistas.

*Com colaboração de Pedro Rafael Vilela

 

Edição: Sheily Noleto/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Saúde

Campanha de vacinação: 22% do público-alvo tomou vacina contra gripe

A meta é vacinar 75,8 milhões de pessoas. Mas até agora foram vacinadas 14,4 milhões. 

 

Baixar arquivo
Geral

Apoiadores de Bolsonaro fazem ato público no Rio de Janeiro

Os discursos de aliados do ex-presidente misturaram política e religião, em favor de Bolsonaro, do dono da rede social X, Elon Musk, e da liberdade de expressão.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra paciente com cólera em Salvador

O caso autóctone da doença – que teve origem no local onde ocorreu o diagnóstico - foi confirmado pelo Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Política

PEC do Quinquênio deve ser analisada no plenário do Senado nesta terça

A proposta de Emenda à Constituição estabelece um adicional por tempo de serviço para magistrados, integrantes do Ministério Público, advogados públicos, delegados da Polícia Federal e outras carreiras.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Mulheres vão às ruas pelo direito ao parto humanizado

Na marcha, mulheres reivindicam o direito de escolha na hora do parto e o direito ao atendimento por enfermeiras obstétricas.

Baixar arquivo
Segurança

Perfis bloqueados no X por ordem judicial ainda fazem transmissões

Isso é o que diz um relatório parcial da Polícia Federal (PF) aberto para investigar o empresário norte-americano e dono do antigo Twitter, Elon Musk. Foi constatado ainda que os perfis interagem com usuários brasileiros.

Baixar arquivo