Presidente Lula vai ao Japão para participar do G7

Ele viaja na quarta-feira a convite do primeiro-ministro do Japão

Publicado em 15/05/2023 - 17:55 Por Oussama El Ghaouri - Repórter Rádio Nacional - Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja nesta quarta-feira (17) para o Japão. Ele vai participar da 49ª Cúpula do G7, que começa no próximo sábado, dia 20, e termina no dia 21, segunda-feira.

O grupo reúne os 7 países mais ricos do mundo: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido.

O Brasil participa da Cúpula do G7 como país convidado. O convite ao presidente Lula foi feito pelo primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida.

E dois temas estão no foco do líder brasileiro, segundo o secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Mauricio Lyrio.

Além de participar da cúpula, o Brasil também terá encontros bilaterais com Japão, Índia e Indonésia.

De acordo com o embaixador, na pauta do G7 estão a guerra da Rússia contra a Ucrânia; o desarmamento nuclear e o enfrentamento das vulnerabilidades dos países de baixa e média renda.

Mudanças climáticas, transição energética, segurança alimentar, saúde, direitos humanos, questões de gênero e tecnologia também estão na pauta.

Ao final da cúpula do G7, devem ser apresentados dois documentos com os posicionamentos dos países sobre os vários temas debatidos durante o encontro. Um, apenas com os países membros do grupo, e outro com os países membros e convidados.

Segundo o embaixador Mauricio Lyrio, o governo brasileiro trabalha para que a declaração final reflita a visão do Brasil a respeito da guerra entre Rússia e Ucrânia e da segurança alimentar no mundo.

Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

Campanha de vacinação: 22% do público-alvo tomou vacina contra gripe

A meta é vacinar 75,8 milhões de pessoas. Mas até agora foram vacinadas 14,4 milhões. 

 

Baixar arquivo
Geral

Apoiadores de Bolsonaro fazem ato público no Rio de Janeiro

Os discursos de aliados do ex-presidente misturaram política e religião, em favor de Bolsonaro, do dono da rede social X, Elon Musk, e da liberdade de expressão.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra paciente com cólera em Salvador

O caso autóctone da doença – que teve origem no local onde ocorreu o diagnóstico - foi confirmado pelo Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Política

PEC do Quinquênio deve ser analisada no plenário do Senado nesta terça

A proposta de Emenda à Constituição estabelece um adicional por tempo de serviço para magistrados, integrantes do Ministério Público, advogados públicos, delegados da Polícia Federal e outras carreiras.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Mulheres vão às ruas pelo direito ao parto humanizado

Na marcha, mulheres reivindicam o direito de escolha na hora do parto e o direito ao atendimento por enfermeiras obstétricas.

Baixar arquivo
Segurança

Perfis bloqueados no X por ordem judicial ainda fazem transmissões

Isso é o que diz um relatório parcial da Polícia Federal (PF) aberto para investigar o empresário norte-americano e dono do antigo Twitter, Elon Musk. Foi constatado ainda que os perfis interagem com usuários brasileiros.

Baixar arquivo