Presidente da CVM diz em CPI que órgão investiga fraude da Americanas

A Comissão também está investigando supostas fraudes contábeis

Publicado em 20/06/2023 - 18:51 Por Oussama El Ghaouri - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O caso da fraude contábil da Americanas foi retomado nesta terça-feira (20) na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara dos Deputados. A CPI ouviu desta vez o presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A entidade é vinculada ao Ministério da Fazenda e é responsável por fiscalizar o mercado de títulos e ações para proteger o interesse dos investidores.

De acordo com o presidente da CVM, João Pedro Barroso, a entidade também está investigando as supostas fraudes contábeis da Americanas. 

João Pedro disse que as investigações da CVM e outras, feitas pelos próprios investidores, quando se juntam com o reconhecimento da fraude por parte da Americanas, tornam o caso mais sério.

Na semana passada, o atual presidente da Americanas, Leonardo Coelho Pereira, disse na CPI que há indícios de que as auditorias externas à empresa participaram das irregularidades. E que o Conselho de Administração da Americanas não tinha conhecimento das dívidas.

Mas essa não é a percepção do presidente da CVM.

Também na semana passada, a Americanas divulgou um comunicado onde detalha fraudes contábeis na empresa no valor de R$ 25 bilhões. Só lembrando: esse caso da Americanas começou no dia 19 de janeiro, quando a empresa pediu recuperação judicial, declarando dívidas de mais de R$ 40 bilhões.

Edição: Roberto Piza / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Geral

Apoiadores de Bolsonaro fazem ato público no Rio de Janeiro

Os discursos de aliados do ex-presidente misturaram política e religião, em favor de Bolsonaro, do dono da rede social X, Elon Musk, e da liberdade de expressão.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra paciente com cólera em Salvador

O caso autóctone da doença – que teve origem no local onde ocorreu o diagnóstico - foi confirmado pelo Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Política

PEC do Quinquênio deve ser analisada no plenário do Senado nesta terça

A proposta de Emenda à Constituição estabelece um adicional por tempo de serviço para magistrados, integrantes do Ministério Público, advogados públicos, delegados da Polícia Federal e outras carreiras.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Mulheres vão às ruas, pelo direito ao parto humanizado

Na marcha, mulheres reivindicam pelo direito de escolha na hora do parto e pelo direito ao atendimento por enfermeiras obstétricas.

Baixar arquivo
Segurança

Perfis bloqueados no X por ordem judicial ainda fazem transmissões

Isso é o que diz um relatório parcial da Polícia Federal (PF) aberto para investigar o empresário norte-americano e dono do antigo Twitter, Elon Musk. Foi constatado ainda que os perfis interagem com usuários brasileiros.

Baixar arquivo
Justiça

E-mail indica que Samarco conhecia risco de colapso em Mariana

Um e-mail enviado por um ex-executivo da mineradora inglesa BHP ao conselho de administração da Samarco está sendo utilizado pela defesa dos atingidos pela tragédia de Mariana (MG) como prova de que a empresa sabia dos riscos de rompimento da barragem.

Baixar arquivo