Semana terá votação de requerimentos na CPI dos Atos Golpistas

Publicado em 20/08/2023 - 18:13 Por Priscilla Mazenotti - Repórter Rádio Nacional - Brasília
Atualizado em 21/08/2023 - 06:03

Semana de votação de requerimentos na CPI Mista dos Atos Golpistas. Reunião deliberativa marcada para terça-feira. E a relatora, senadora Eliziane Gama, quer focar na convocação de pessoas ligadas ao esquema de venda de joias e presentes recebidos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Para isso, quer ouvir o ex-ajudante de ordens Mauro Cid novamente. Ele prestou depoimento em julho e protegido por um habeas corpus, ficou calado.

A relatora também quer a quebra de sigilos do pai de Mauro Cid, o Mauro Cesar Lourena Cid, que teria negociado joias e outros bens nos Estados Unidos; e do advogado Frederick Wassef, que recomprou o rolex que havia sido vendido também nos Estados Unidos. Os requerimentos apresentados por ela pedem a transferência dos dados telefônicos e telemáticos – que são as mensagens e os contatos – de janeiro do ano passado até hoje – e a movimentação financeira dos dois desde primeiro de janeiro de 2019.

Há também pedidos para a quebra do sigilo do telefone de Valdemar Costa Neto, presidente do PL, partido de Bolsonaro. E telefônico e financeiro da deputada Carla Zambelli e do irmão dela, o deputado estadual por São Paulo, Bruno Zambelli. 

Na quinta-feira, depoimento. A CPMI vai ouvir o Sargento Dos Reis que atuava na equipe dos ajudantes de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro e, segundo relatório do Coaf, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras teria tido uma movimentação atípica pra renda. Depoimento marcado para às 9h. 

Edição: Paula Castro / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

Campanha de vacinação: 22% do público-alvo tomou vacina contra gripe

A meta é vacinar 75,8 milhões de pessoas. Mas até agora foram vacinadas 14,4 milhões. 

 

Baixar arquivo
Geral

Apoiadores de Bolsonaro fazem ato público no Rio de Janeiro

Os discursos de aliados do ex-presidente misturaram política e religião, em favor de Bolsonaro, do dono da rede social X, Elon Musk, e da liberdade de expressão.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra paciente com cólera em Salvador

O caso autóctone da doença – que teve origem no local onde ocorreu o diagnóstico - foi confirmado pelo Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Política

PEC do Quinquênio deve ser analisada no plenário do Senado nesta terça

A proposta de Emenda à Constituição estabelece um adicional por tempo de serviço para magistrados, integrantes do Ministério Público, advogados públicos, delegados da Polícia Federal e outras carreiras.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Mulheres vão às ruas pelo direito ao parto humanizado

Na marcha, mulheres reivindicam o direito de escolha na hora do parto e o direito ao atendimento por enfermeiras obstétricas.

Baixar arquivo
Segurança

Perfis bloqueados no X por ordem judicial ainda fazem transmissões

Isso é o que diz um relatório parcial da Polícia Federal (PF) aberto para investigar o empresário norte-americano e dono do antigo Twitter, Elon Musk. Foi constatado ainda que os perfis interagem com usuários brasileiros.

Baixar arquivo