Lula pede união dos brasileiros em pronunciamento do 7 de setembro

Presidente destacou também a alta de 3,2% do PIB nos últimos 12 meses

Publicado em 06/09/2023 - 22:21 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O slogan da comemoração da Independência do Brasil deste ano - Democracia, Soberania e União - norteou o pronunciamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva,  em rede nacional de rádio e televisão, na noite desta quarta-feira (6).

O discurso foi uma oportunidade para Lula fazer um balanço dos oito meses de governo e defender que o país voltou a crescer com inclusão social.

Logo na abertura, Lula destacou o crescimento do PIB, a soma de todas a riqueza que o país produz, que acumula alta de 3,2% nos últimos 12 meses.

Para Lula, "a independência do Brasil ainda não está terminada" e precisa ser construída sobre alicerces como a democracia.

Quanto à 'soberania', Lula argumentou que ela faz parte da missão de resguardar as fronteiras, as riquezas naturais, as empresas estratégicas, agricultura e indústria do país. Além disso, essa é a base que permite "falar de igual para igual com qualquer país".

E com uma mensagem mais específica à celebração do 7 de Setembro, o presidente Lula pediu união dos brasileiros.

Lula afirmou que retomou 40 programas que fizeram o Brasil ser referência mundial em inclusão social. O Brasil sem Fome, o Novo Marco Fiscal, o Minha Casa Minha Vida e o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foram citados como oportunidades de crescimento para o país.

Edição: Roberto Piza / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Saúde

Campanha de vacinação: 22% do público-alvo tomou vacina contra gripe

A meta é vacinar 75,8 milhões de pessoas. Mas até agora foram vacinadas 14,4 milhões. 

 

Baixar arquivo
Geral

Apoiadores de Bolsonaro fazem ato público no Rio de Janeiro

Os discursos de aliados do ex-presidente misturaram política e religião, em favor de Bolsonaro, do dono da rede social X, Elon Musk, e da liberdade de expressão.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra paciente com cólera em Salvador

O caso autóctone da doença – que teve origem no local onde ocorreu o diagnóstico - foi confirmado pelo Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Política

PEC do Quinquênio deve ser analisada no plenário do Senado nesta terça

A proposta de Emenda à Constituição estabelece um adicional por tempo de serviço para magistrados, integrantes do Ministério Público, advogados públicos, delegados da Polícia Federal e outras carreiras.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Mulheres vão às ruas pelo direito ao parto humanizado

Na marcha, mulheres reivindicam o direito de escolha na hora do parto e o direito ao atendimento por enfermeiras obstétricas.

Baixar arquivo
Segurança

Perfis bloqueados no X por ordem judicial ainda fazem transmissões

Isso é o que diz um relatório parcial da Polícia Federal (PF) aberto para investigar o empresário norte-americano e dono do antigo Twitter, Elon Musk. Foi constatado ainda que os perfis interagem com usuários brasileiros.

Baixar arquivo