Senado aprova texto-base da reforma tributária em 1º turno

Publicado em 08/11/2023 - 22:31 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Por 53 votos a favor e 24 contra, o plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (8), em primeiro turno, o texto-base da reforma tributária sobre o consumo.

A aprovação da PEC exigia pelo menos 49 votos. Na sequência, os senadores começaram a analisar os destaques, e há previsão de votação, em segundo turno, ainda esta noite.

As discussões em plenário começaram por volta das 15h. O relator da proposta, senador Eduardo Braga, do MDB do Amazonas, acatou seis novas emendas que ampliam as exceções à alíquota padrão do futuro Imposto sobre Valor Agregado, o Iva.

Por sugestão da vice-líder do Governo no Senado, Daniella Ribeiro, do PSD da Paraíba, o setor de eventos foi incluído na alíquota reduzida em 60%.

O relator também acolheu emenda do senador Plínio Valério, do PSDB do Amazonas, para equiparar a remuneração dos servidores dos fiscos municipais e estaduais aos da Receita Federal.

Em coletiva de imprensa, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comemorou a aprovação e agradeceu o empenho dos relatores da proposta no Senado e na Câmara.

Haddad reafirmou a expectativa de promulgação da reforma tributária ainda este ano.

Para Haddad, o texto aprovado traz elementos que podem transformar o sistema tributária e trazer novos investimentos para o país.

Dentre as principais alteração da reforma tributária em relação à versão aprovada pela Câmara estão a criação de um teto para a carga tributária, a revisão a cada cindo anos dos regimes especiais de tributos e a ampliação do Fundo de Desenvolvimento Regional. 

Edição: Roberto Piza / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Saúde

Campanha de vacinação: 22% do público-alvo tomou vacina contra gripe

A meta é vacinar 75,8 milhões de pessoas. Mas até agora foram vacinadas 14,4 milhões. 

 

Baixar arquivo
Geral

Apoiadores de Bolsonaro fazem ato público no Rio de Janeiro

Os discursos de aliados do ex-presidente misturaram política e religião, em favor de Bolsonaro, do dono da rede social X, Elon Musk, e da liberdade de expressão.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra paciente com cólera em Salvador

O caso autóctone da doença – que teve origem no local onde ocorreu o diagnóstico - foi confirmado pelo Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Política

PEC do Quinquênio deve ser analisada no plenário do Senado nesta terça

A proposta de Emenda à Constituição estabelece um adicional por tempo de serviço para magistrados, integrantes do Ministério Público, advogados públicos, delegados da Polícia Federal e outras carreiras.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Mulheres vão às ruas pelo direito ao parto humanizado

Na marcha, mulheres reivindicam o direito de escolha na hora do parto e o direito ao atendimento por enfermeiras obstétricas.

Baixar arquivo
Segurança

Perfis bloqueados no X por ordem judicial ainda fazem transmissões

Isso é o que diz um relatório parcial da Polícia Federal (PF) aberto para investigar o empresário norte-americano e dono do antigo Twitter, Elon Musk. Foi constatado ainda que os perfis interagem com usuários brasileiros.

Baixar arquivo